Roques volta a ganhar vida com caminhada noturna

Realizou-se, no passado dia 11 de outubro, a XI edição da “Sexta-feira 13 Queimada”, desta vez denominada “Queimada em Roques”. Com o ponto de partida dos adros das igrejas paroquiais de Vila de Punhe, Mujães, Vila Franca e Subportela, foram mais de 600 participantes que caminharam até ao Castro de Roques para uma iniciativa profundamente popular.

Numa noite já de outono, mas agradável e convidativa, o percurso passou pelas diversas ruas e caminhos das freguesias envolvidas. Depois dos ruidosos bombos e das jovens do “Luar’13” com as suas coreografias, ouviu-se o satírico esconjuro e serviu-se a aconchegante queimada galega. Houve, ainda, para apoiar o associativismo de Vila Franca, comes e bebes. E que bom estava o caldo verde e o bagaço com mel.

Sempre com o propósito de valorizar o património local, a caminhada permitiu uma vista fabulosa sobre o vale do Lima (só possível numa atividade desta índole), bem como o contacto com o Castro de Roques: um dos maiores do Minho, com cerca de 6 hectares de área, sendo superior em extensão à importante Citânia de Santa Luzia. O povoado está estrategicamente implantado no cimo do monte, dominando a ribeira do rio Lima desde a foz até à cidade de Ponte de Lima. O Castro de Roques era uma fortificação de planta aproximadamente oval, protegida por uma muralha única a Este, disposta ao longo da linha de rochedos que defende a encosta íngreme deste lado, e três cinturas de muralhas, com alicerces ainda identificáveis, no restante perímetro. Pena é que este valioso património cultural não tenha ainda merecido a atenção exigida.

A XI edição, com o título “Queimada em Roques”, deu seguimento às diversas caminhadas “Sexta-feira’13 Queimada”, a relembrar: “Queimada na Pegada”, “Queimada no Calvário”, “Queimada no Santinho”, “Queimada no Velasco”, “Queimada na Pedra da Mulher”, “Queimada na Mesa dos Três Abades”, “Queimada na Lagoa da Infia”, “Queimada no Picoto”, “Queimada no Bonfim” e “Queimada no Souto”. A próxima sexta-feira’13, em dezembro de 2019, já tem destino: o Mercadinho de Natal no Largo das Neves.

As autarquias (Vila de Punhe, Mujães, Vila Franca e União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã), o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de agosto e os demais parceiros uniram-se para trabalhar em conjunto e comprovaram que é viável, com bons resultados, melhorar a oferta cultural, trabalhar em cooperação e promover a participação das pessoas e das instituições. São estas iniciativas reconhecidas que proporcionam o convívio, a coesão e cooperação, como também hábitos saudáveis e uma necessária sensibilização para o património natural e cultural da nossa região.

A Organização

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.