No passado dia 24 de outubro, altura que se celebrou o Dia Mundial da Luta contra a Pólio no mundo inteiro, o Rotary Clube de Viana do Castelo realizou junto com o Crossfit Viana do Castelo o evento Crossfit against Polio.
Nesse sentido, o Crossfit Viana do Castelo apoiou a causa incentivando os seus praticantes a doar para a causa, assim como doou 1 euro por cada atleta que tenha realizado uma aula nesse dia.
No total, o Rotary Clube de Viana do Castelo conseguiu imunizar 3066 crianças em risco de contrair uma das doenças mais devastadoras que o nosso planeta já conheceu através do apoio dos seus parceiros, do Rotary Internacional e da fundação Bill and Melinda Gates.
“O Distrito 1970 do Rotary International está a dinamizar várias iniciativas de angariação de verbas para este combate, sendo que também está a decorrer uma campanha em comum dos dois Distritos de Portugal: um telefonema equivale a uma vacina”, explica Sérgio Almeida, governador do Distrito 1970.
Quem quiser associar-se à causa pode ligar para o 760 30 20 13, sendo que o valor da chamada (0,70 cêntimos +IVA) é equiparado a uma vacina. As verbas angariadas revertem na totalidade para o fundo internacional de combate à doença.
De recordar que o vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. No passado dia 25 de agosto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a região africana livre deste vírus. “Foi mais um passo histórico na erradicação da doença, mas a luta não terminou, pois ainda há registos no Paquistão e no Afeganistão”, pode ler-se no comunicado do Distrito 1970.
“Não há uma cura, mas há meio de prevenir a doença, pela vacinação, método usado pelo Rotary e os seus parceiros para imunizar mais de 2,5 mil milhões de crianças no mundo inteiro”, adianta ainda.