Algumas ruas da cidade de Viana parecem, ao início da tarde de hoje, autênticos regatos de água.
A Avenida Conde Carreira, parte da Avenida dos Combatentes e a Rua Manuel Espregueira estavam hoje, ao início da tarde, com bastante água. As fortes chuvadas que se abateram sobre a Princesa do Lima estão a provocar alguns transtornos ao trânsito e na mobilidade de peões.
Alguns comerciantes tentam desobstruir o escoamento da água para que os clientes possam circulas nas ruas.
Até às 18h, o distrito de Viana do Castelo está sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera por causa da previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada.
O concelho de Viana está também sob aviso amarelo devido às ondas do quadrante oeste com quatro a 4,5 metros.
De acordo com o site da Proteção Civil, as inundações ocorreram no Largo 9 de Abril, Rua da Argaçosa, Avenida 25 de Abril, Ponte Seca (Vila Fria) e Avenida do Cabedelo (Darque).
O desabamento de estruturas edificadas registou-se na Rua da Bandeira.
A chuva e a subida da maré no rio Lima, em Viana do Castelo, levou hoje, cerca das 14:15, à interrupção da circulação rodoviária na Rua de Límia, na frente ribeirinha da cidade, informou fonte policial.
A situação é recorrente sempre que a praia-mar coincide com períodos de precipitação intensa.
Contactada pela Lusa, a fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que, já em Ponte de Lima, o areal foi tomado pelas águas do rio Lima, tendo sido retiradas todas as viaturas que se encontravam no local.