Rui Teixeira fala da vida do IPVC

No último discurso enquanto presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira lembrou o passado e perspetivou o futuro. Na sessão solene do 33.º aniversário, que decorreu na tarde de 15 de maio, foram entregues também as cartas de curso e diplomas de mérito.

“É o 33.º aniversário do IPVC. Estamos numa idade fantástica e na idade do quase tudo. Na idade da pujança e da afirmação e por isso o Instituto deve merecer o mais profundo respeito e consideração enquanto entidade coletiva”, referia Rui Teixeira. O presidente do Instituto agradecia a confiança das famílias, porque “depositaram em nós o melhor que têm”.

A falar pela última vez enquanto presidente do IPVC numa sessão de aniversário, Rui Teixeira não esqueceu o contributo dos funcionários e professores. “Foi com este progressivo caminhar que servimos os nossos alunos que são, hoje, grandes técnicos, bem formados”, referia.

A cerimónia decorria no Auditório Prof. Lima de Carvalho, e Rui Teixeira lembrou aquele anterior presidente do Instituto. “No dia do Instituto fazemos questão de ter presente dois cestos de flores de Vila Franca em homenagem ao Professor que era natural dessa freguesia e um defensor daquelas festas”.

Recorde-se que Rui Teixeira é presidente do Instituto desde 2007. Em 30 de abril decorreu a eleição para a nova presidência, estando neste momento a aguardar uma decisão judicial. Uma “dúvida jurídica” suspendeu o processo de eleição do novo presidente do IPVC, apesar de um dos dois candidatos ao cargo ter vencido por dois votos de diferença. Na altura, em comunicado, o IPVC esclareceu ter sido solicitado um parecer ao Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

O IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, conta com universo de cerca de cinco mil alunos. São ministradas 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores sediadas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.