Friestas encheu na primeira edição da feira “Sabores da Raia”, no último fim de semana, com 22 expositores que mostraram a gastronomia, os vinhos, a doçaria, os fumeiros e os vinhos que cativaram os muitos visitantes que passaram pelo certame.
Tantos sabores das duas margens do Minho, de Valença e Tui, desde o célebre anho no forno, aos calhos, às empanadas, aos rojões, aos pratos de bacalhau e às rosquilhas de Friestas que presentearam e deliciaram os visitantes. Nos vinhos, os verdes brancos e tintos da região deliciaram o palato e alegraram a alma dos visitantes.
Na abertura o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira referiu que “este evento só foi possível graças ao empenho e determinação da Junta e de tantas associações e produtores locais. Esta é uma excelente forma de potenciar o setor primário do concelho e mostrar o que temos de mais genuíno”.
No ato, a Concelleira da Cultura de Tui, Sonsoles Vicente salientou que “esta é a mostra da vitalidade e do germinar da cultura local que tanta força tem nas nossas freguesias”. Álvaro Gomes, Presidente da Junta de Freguesia de Friestas, promotora do evento, deixou a mensagem de que “esta feira estreita os laços das duas margens, juntando produtores de ambos os lados do Minho”.
Para além da oferta gastronómica o evento contou com um amplo programa de animação que contou com os Bombinhos de Fontoura, a Charanga Tu Ritmo, Luar do Minho, Tiago Silva, Jazz band e um festival folclórico que juntou os ranchos de Friestas, Cerdal, Ganfei, São Julião e Guillarey.
No âmbito deste festival decorre, também, o 1º Passeio de Clássicos “Sabores da Raia”, com um passeio das máquinas clássicas por Friestas e freguesias vizinhas que encantou todos os participantes.
A organização do evento foi da Junta de Freguesia de Friestas e do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e contou com o apoio da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do meio empresarial da região.