Perto de uma centena de jovens e alguns adultos receberam, no pretérito domingo, dia 24, o Sacramento da Confirmação ou Crisma, na Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano, D. João Lavrador. Com este sacramento, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, todo este belo e grande grupo concluiu os chamados sacramentos da iniciação cristã. Cheios do Espírito Santo, ouviram o prelado vianense pedir para que abrissem os seus corações a Deus, já que Ele não tem outra casa para morar. Numa homilia riquíssima, D. João Lavrador alertou para a consciencialização de que a Igreja não está fora do mundo, pelo que se conclui que, uma vez nela inseridos, não podemos ficar indiferentes, ser alheios à realidade que nos rodeia, pondo a render a energia e a força, fermentadas na graça divina.
Ninguém é evangelizado se não viver o Evangelho e vivê-lo é colocar-se na senda do amor Para tal vivência cristã precisamos de ser alimentados, procurando o alimento de Jesus Cristo na Eucaristia, por forma a configurar-nos com Ele na doação de nós próprios, em serviço e entrega em comunidade.
A celebração deste sacramento merece reflexão atempada. Para já, é geradora de expectativas futuras de muita esperança, constituindo-se a formação dos crismandos aquilo que poderemos chamar, um tanto abusivamente, de case study ou então, simplesmente “uma pedrada no charco”. Com efeito, animados por jovens que passaram pela experiência dos grupos Alpha, a preparação seguiu uma metodologia e prática totalmente distintas da catequese tradicional. As impressões são as melhores, a ‘matéria humana’ é boa. Será que reside na paróquia de Santa Marta de Portuzelo uma das soluções para tornar consequente a catequese da adolescência e juventude? Que belo seria!