O Santa Luzia estreou-se com uma vitória na fase de apuramento de campeão do CN Nacional de Futsal Feminino, após vencer, em Fafe, a formação do Nun’Alvares, por 3-5.
Num recinto impróprio para a prática da modalidade, com um piso húmido e escorregadio, devido ao mau tempo que se fazia sentir, não foi de estranhar que a equipa vianense tivesse entrado algo receosa, dado os perigos que o piso apresentava para a integridade física das atletas. A jogar com pouca intensidade, o Santa Luzia sentiu muitas dificuldades para acompanhar o ritmo imposto pela equipa da casa, e foi com naturalidade que o Nun’Alvares chegou ao intervalo a vencer por dois a zero, com golos de Joana Moreira (9′) e Telma Pereira (13′).
Fez bem o intervalo à equipa vianense, que veio mais confiante e decidida a inverter o rumo dos acontecimentos. Aos 22 minutos, Dani reduz para 2-1 após emendar uma boa jogada de insistência do Santa Luzia. A equipa visitante sofre um duro golpe, quando apenas 30 segundos depois de reduzir o marcador, a equipa fafense recupera uma bola em zona proibida e Liana Alves marca.
Foi, a partir do minuto 29, que Carla Vanessa começa a concretizar, concluindo da melhor forma uma rápida transição com tabelas simples, reduzindo a diferença para 3-2. A equipa fafense desce ainda mais as linhas e obriga o Santa Luzia a um jogo de paciência. Com apenas quatro minutos para jogar, Manuel Ventura decide arriscar no guarda-redes avançado, e logo na primeira jogada de cinco para quatro, Dani descobre Carla Vanessa livre de marcação ao segundo poste, a qual não teve dificuldade em empatar a partida a três bolas.
Com a equipa da casa já com cinco faltas, seguiram-se vários lances polémicos, que poderiam ter originado a sexta falta, por mão na bola das atletas adversárias, mas todos eles não foram assinalados pela equipa de arbitragem. Com apenas dois minutos para jogar foi concedida a sexta falta ao Santa Luzia, após derrube de Carla Vanessa, que a própria se prontificou a converter, colocando a equipa vianense pela primeira vez à frente do marcador. No minuto seguinte nova falta, e o consequente livre de 10 metros novamente concretizado por Carla Vanessa. O resultado final foi 3-5.
No próximo sábado, dia 08, às 17h, disputa-se a 2.ª jornada da fase final, com o Santa Luzia a receber no Pav. Zé Natário, a equipa do Novasemente.
(SFC/Imprensa)