Santa Marta de Portuzelo é Eco Freguesia

Santa Marta de Portuzelo é Eco Freguesia XXI e vai ostentar esse estandarte nos próximos dois anos. A bandeira verde Eco Freguesias XXI foi recebida das mãos da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental. O galardão vai na sua 2.ª edição e é um projeto da ABAE, iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco comunidades ou comunidades sustentáveis.

Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de caráter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.

O Eco Freguesias XXI, enquadra-se em todos os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.
A cerimónia de entrega da bandeira verde teve lugar no dia 06, no Mosteiro de Tibães, em Braga, durante o Greenfest, um evento que celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.

Este resultado é fruto de políticas ambientais e do reforço da promoção dos princípios ecológicos junto da população, assim como de práticas sustentáveis na Junta de Freguesia. Este galardão bienal visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas diversas vertentes.

Em análise estiveram vários indicadores, como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, animação sociocultural, promoção, visão e desenvolvimento.

Nesta segunda edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco Freguesias XXI, tendo 86 delas concretizado a candidatura ao galardão 2019. Contudo, só 52 freguesias é que conseguiram obter a bandeira verde.
Está de parabéns a Junta de Freguesia, única no distrito, como única era a freguesia de Vilar de Mouros, de Caminha, contemplada na 1.ª edição. Mas também estão de parabéns os santamartenses, dos quais se espera maior cooperação com o executivo para que, de futuro, se venha conservando e melhorando hábitos e práticas que se enquadram no âmbito do projeto. Que o orgulho sentido por muitos seja a motivação para que todos se co-responsabilizem, cada um na sua medida para, com entusiasmo, suprir as carências e deficiências em alguns dos indicadores que a freguesia, pela sua dimensão, ainda apresenta. São estes exemplos de empenho de uma célula da organização administrativa à escala global, como o é uma freguesia e serão as atitudes comportamentais de cada um, que condicionarão a possibilidade de se alcançarem as metas sonhadas (?) pela ONU na Agenda 2030.
As maiores felicitações.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.