Santoinho celebra hoje 50 anos com “A Maior Festa do Verão”

O Santoinho, em Darque, Viana do Castelo, comemora hoje 50 anos de existência com “A Maior Festa do Verão” que contará com concertos de Quim Barreiros, Augusto Canário, Sons do Minho, Zéze Fernandes entre outros.

A entrada é livre, contudo, a Quinta de Santoinho alerta que “não será um arraial, portanto não haverá jantar. Haverá bebidas e uns petiscos no recinto mas é totalmente aconselhável que quem compareça tenha jantado antes”. A festa começa às 21:30 na zona exterior da Quinta de Santoinho. Para além dos grandes nomes anunciados, ainda vão atuar os quatro ranchos residentes, Areosa, Viana do Castelo, Carreço (este desde a fundação em 1972) e Vila Franca.

Hoje, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o executivo municipal receberam Valdemar Cunha, responsável pelo Santoinho. Na próxima reunião de Câmara, o edil vianense vai apresentar uma proposta de Voto de Louvor ao Santoinho em reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo deste meio século de vida em prol das tradições da região.

Na receção, Luís Nobre agradeceu o trabalho que o Santoinho promove, desde a sua inauguração, no que toca à defesa e divulgação da cultura do Alto Minho. “Ao longo deste meio século de existência, o Santoinho tem sido um verdadeiro embaixador, a nível nacional e internacional, do folclore, das danças e cantares, da gastronomia, da tradição e da cultura do Alto Minho”, considera o autarca.

Valdemar Cunha, responsável pelo espaço, lembrou o fundador, António Cunha, “um homem bom, um trabalhador incansável, um investidor sensível e atento, um visionário que soube sonhar e antecipar o seu tempo, enquanto interpretava e valorizava o património cultural da região do Minho, que tanto amava”.

Para o empresário, o “Santoinho é verdade sentida na autenticidade da romaria, é festa participada, é cor que irradia, é luz que brilha, é alegria que abraça e que fazem deste arraial minhoto um conceito único e genuíno, sempre fiel à sua essência concetual e razão principal da sua longevidade, em que todos os participantes são iguais e também protagonistas principais numa diversão espontânea e participada que acalenta corações, que alimenta a saudade e que já fez muita gente feliz, ao longo de cinquenta anos da mais linda e pura tradição do Minho”.

Ao longo destes 50 anos, o Santoinho tornou-se uma referência turística do país, recebendo em todas as épocas visitantes dos quatro cantos do mundo.

E hoje recebe “A Maior Festa do Verão” que se espera uma multidão com a entrada livre para momentos de convívio e alegria.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 50.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.