Inserido no painel “Literacia dos Oceanos”, vai ser apresentado amanhã, dia 16, pelas 12h00, na Sala D. Luís do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em antestreia, o filme “Campanha do São Ruy (1952)”.
Trata-se de um filme da faina do bacalhau, aos “Bancos da Terra Nova”, do navio de pesca à linha “São Ruy”, pertencente à antiga “Empresa de Pesca de Viana”, elaborado pelo próprio Capitão, o vianense João Araújo, já falecido há uns anos.
Este filme retrata o início da viagem de Viana a St. John’s e regresso. Nele se mostra todos os pormenores da faina da pesca do bacalhau à linha, incluindo, o carregamento do sal em Setúbal, o embarque do isco, a bênção da frota no rio Tejo, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, a que se seguia a ida para os Grandes Bancos da Gronelândia, incluindo o aprestamento dos dóris, a pesca, o trote, a escala, a salga, o mata-bicho, as arribadas a St. John’s.
No regresso a Portugal, o aliviar da carga em Leixões, de forma a permitir que o limite do calado do navio, super carregado, pudesse entrar no porto na barra de Viana e, por fim, aí descarregar o pescado restante. Neste documentário é exposta uma visita ao passado dos mais completos sobre a pesca à linha que, eventualmente ainda permanece na memória já de poucos dos que passaram a vida nessas fainas de mares longínquos e gélidos.
A estreia em Viana terá lugar, em janeiro de 2019, pelas comemorações dos 21 anos do resgate do Navio “Gil Eannes” e da sua chegada a Viana.
No sábado, dia 17, pelas 16h00, é apresentado, no “Gil Eannes”, o Tomo II da obra “A Pesca do Bacalhau, História, Gentes e Navios”. Dedicado aos “Lugres da Pesca à Linha”, é da autoria do capitão João D. Marques.
E.