“São Ruy”: Filme na Alfândega do Porto

Inserido no painel “Literacia dos Oceanos”, vai ser apresentado amanhã, dia 16, pelas 12h00, na Sala D. Luís do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em antestreia, o filme “Campanha do São Ruy (1952)”.
Trata-se de um filme da faina do bacalhau, aos “Bancos da Terra Nova”, do navio de pesca à linha “São Ruy”, pertencente à antiga “Empresa de Pesca de Viana”, elaborado pelo próprio Capitão, o vianense João Araújo, já falecido há uns anos.

Este filme retrata o início da viagem de Viana a St. John’s e regresso. Nele se mostra todos os pormenores da faina da pesca do bacalhau à linha, incluindo, o carregamento do sal em Setúbal, o embarque do isco, a bênção da frota no rio Tejo, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, a que se seguia a ida para os Grandes Bancos da Gronelândia, incluindo o aprestamento dos dóris, a pesca, o trote, a escala, a salga, o mata-bicho, as arribadas a St. John’s.

No regresso a Portugal, o aliviar da carga em Leixões, de forma a permitir que o limite do calado do navio, super carregado, pudesse entrar no porto na barra de Viana e, por fim, aí descarregar o pescado restante. Neste documentário é exposta uma visita ao passado dos mais completos sobre a pesca à linha que, eventualmente ainda permanece na memória já de poucos dos que passaram a vida nessas fainas de mares longínquos e gélidos.

A estreia em Viana terá lugar, em janeiro de 2019, pelas comemorações dos 21 anos do resgate do Navio “Gil Eannes” e da sua chegada a Viana.

No sábado, dia 17, pelas 16h00, é apresentado, no “Gil Eannes”, o Tomo II da obra “A Pesca do Bacalhau, História, Gentes e Navios”. Dedicado aos “Lugres da Pesca à Linha”, é da autoria do capitão João D. Marques.

E.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.