Um milhar de atletas vai correr na 8.ª São Silvestre Cidade Europeia do Desporto no próximo sábado, dia 26 de fevereiro. A prova foi adiada por causa da pandemia de Covid-19 e regressa no fim de semana de Carnaval para “encher Viana” de atletas e visitantes.
“É uma prova competitiva, mas também uma prova de lazer”, referia o vereador do Desporto, Ricardo Rego. Adiantando que a autarquia preparou outras atividades complementares para quem vier a Viana do Castelo.
Um dos organizadores da prova referiu que “estava tudo preparado para ter acontecido em dezembro”, contudo o agravamento da pandemia obrigou ao adiamento. Apesar de algumas desistências dos inscritos, em dezembro, Aires Rocha espera que corram em Viana do Castelo no sábado cerca de 1400 pessoas.
Segundo aquele organizador, este ano a “prova é bastante competitiva”, contando com atletas do Sporting Clube de Portugal, Sport Clube e Benfica e do Sporting Clube de Braga. Hélio Gomes, atleta vianense, vai marcar presença. Na conferência de imprensa de apresentação salientava que “esta São Silvestre não é a mais antiga, mas para mim é a mais especial”. Acrescentando que “terá um nível desportivo muito elevado”.
Aires Rocha defendia que “a cidade vai ganhar bastante com esta mudança da prova”. Lembrando que a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra vai estar cortada ao trânsito durante todo o dia.
A prova inicia-se às 17h30 e, na opinião do organizador, as pessoas podem vir à cidade, porque apesar de algumas ruas terem de ser cortadas ao trânsito, durante algumas horas, o acesso aos parques de estacionamento está garantido.
Paralelamente, acontecerá a 6.ª edição da São Silvestre Kids. Este ano totalmente solidária, de apoio ao “Martin o guerreiro”. Jorge Pereira, responsável pela coordenação desta prova manifesta que esta “não tem cariz competitivo”, tendo como principal objetivo o incentivo à prática desportiva, mas também solidária. Com dois trajetos, um que decorre ao longo da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e um outro de 1 km direcionado para crianças dos 10 aos 14 anos.
As provas vão ser transmitidas online, através das redes sociais.