Sábado, dia 22, a cidade de Viana do Castelo é palco da 6ª edição da Corrida de S. Silvestre. Das 15h às 20h, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra estará fechada ao trânsito e algumas ruas do centro histórico terão condicionamentos. Atletas dos “grandes clubes” vão lutar pela vitória.
“Este evento é mais propício do Natal e pretendemos trazer o desporto e a festa que o desporto é ao centro da cidade”, salientava Vítor Lemos. Adiantando que “pretendemos animar o centro histórico da cidade”, porque as provas decorrerão “no coração da cidade”.
Um dois patrocinadores da prova é a EDP distribuição. O representante falava do sucesso das edições anteriores. Miguel Pinto explicava que “a EDP, embora sendo uma empresa privada, é uma empresa de serviço público e vai assumindo compromissos com as comunidades locais e associa-se a eventos que defendem os valores onde a EDP se revê”.
“Conseguimos ter atletas dos grandes clubes nacionais”, salientava Aires Rocha, da X-life. Adiantando que além da prova principal de 10 km, há uma caminhada de cinco quilómetros e uma S. Silvestre Kids. “Será um dia difícil para o trânsito e para o comércio local, mas pedimos a colaboração de todos e garantimos que vamos fazer tudo para que a prova corra bem”, manifestava.
Natural de Castelo de Neiva, Ricardo Dias, que ficou no segundo lugar no ano anterior afirmou que “vou lutar pelo primeiro lugar”. A treinar em Viana a maioria das vezes, Ricardo Dias quer fazer “um grande resultado” na capital do Alto Minho. “A S. Silvestre de Viana do Castelo é cada vez mais uma das míticas a nível nacional”, confessava o atleta do Sporting.
Às 16h45 inicia-se a S. Silvestre Kids e às 17h30 partem os atletas da S. Silvestre e da caminhada.
Os atletas de elite irão lutar por um “prize money” de 2075 euros. O primeiro lugar recebe 500 euros, o segundo 300 e o terceiro 150 euros.
As melhores equipas também terão direito a prémios monetários. A primeira receberá 100 euros, a segunda 50 e a terceira 25 euros. Haverá também prémios para a equipa mais numerosa e para a primeira mulher do distrito.