“Se não fosse essa verba, a nossa associação já tinha fechado a porta”

O estacionamento da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) está em funcionamento durante 24 horas, os 365 dias por ano. A concessão está, “há cerca de 15 anos”, entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e representa uma verba significativa para o funcionamento desta. São 280 os lugares de estacionamento.

A dificuldade de estacionamento nas proximidades obriga muitos pacientes ou visitantes a deixar a viatura no parque. António Carvalho, de Ponte de Lima, deixa sempre o carro no parque da ULSAM. Apesar de “não gostar de pagar”, enaltece o facto de a verba ser direcionada para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.
Um nosso leitor apontou o facto de o espaço não ter casa de banho no exterior, contudo, a maioria dos frequentadores com quem a nossa reportagem falou não apontaram como negativo. “Nós vamos ao Hospital, e lá tem casas de banho”, soltaram, em uníssono, dois frequentadores, que preferiram não se identificar.

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários refere que a concessão é importante para a sustentabilidade da Instituição. José Salgado Carvalho diz: “Se não fosse essa verba, a nossa associação já tinha fechado as portas”. Debatendo-se com cortes constantes nas transferências do Estado e com necessidade de substituição de equipamentos e viaturas, a verba conseguida com o estacionamento “é muito importante para a Associação”.

Quanto à crítica de preços excessivos, José Salgado Carvalho explica que “é dos mais baratos da cidade. E, por exemplo, as Instituições Particulares de Solidariedade Social têm uma tarifa especial, assim como temos preços para os profissionais de saúde e colaboradores da ULSAM”.

“Foi uma visão visionário [referindo-se há 15 anos], porque o hospital não tinha alternativa. Nós é que fizemos obras e instalamos aqueles equipamentos”, manifesta. Adiantando que trabalham na vigilância do espaço três pessoas, em regime de rotatividade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.