Secretário de Estado da Agricultura na Freguesia

No passado dia 20 do mês de dezembro o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, reuniu com o executivo municipal para abordar diversos projetos em desenvolvimento. O presidente da Câmara, Luís Nobre aproveitou para dar nota do ponto da situação do PIERACA – Plano de Intervenção no Espaço Rústico para Afife, Carreço e Areosa (PIERACA). 

Segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo o plano, que prevê uma intervenção em 900 hectares de terrenos agrícolas nas três freguesias, pretende dar aos agricultores destas freguesias o potencial que aqui está concentrado, para que possa ser mais rentável, quer para as suas famílias, quer para o concelho, quer ainda para a economia nacional. 

Estamos perante um plano que retomou um processo de emparcelamento das veigas destas três freguesias iniciado na década de 60 do século passado, reiniciado mais tarde em 1989, e que está desajustado nos seus objetivos e funções face à atualidade. Os 900 hectares da veiga das três freguesias estão integrados no Plano Diretor Municipal (PDM) e no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC). Com o PIER, aquela área poderá vir a ser dinamizada com os fundos do Portugal 2021.

Rui Martinho visitou em Carreço a Aromáticas Vivas, empresa classificada como o maior produtor nacional de ervas aromáticas frescas. A Aromáticas Vivas foi fundada em 2009 com o objetivo de ser, em Portugal, a maior e mais inovadora produtora de ervas aromáticas frescas. Conta, atualmente, com uma área de produção superior a 40.000 m2, produzindo e comercializando uma variada gama de ervas aromáticas em vaso e cortadas ao longo de todo o ano.

Esta é uma boa nova com uma atualidade premente a qual coloca os nossos responsáveis perante a delicada situação que se arrasta ao longo dos anos e tardam em dar-lhe a resposta adequada para rentabilizar esta importantíssima área agrícola de 900 hectares. Fazemos sinceros votos para que de facto seja desta vez que o problema encontra a solução tão almejada e não continue a ser o eterno problema da bela, mas adormecida orla litoral norte de Viana do Castelo. Já basta de tantas oportunidades perdidas para rentabilizar todo o seu potencial ali concentrado, quer para as suas famílias, quer para o concelho, quer ainda para a economia nacional. 

Os intervenientes na solução desta questão, desta vez não podem vacilar e muito menos falhar, ou remete-la para o esquecimento, porque como dizem, com o PIER, toda aquela área tem de ser dinamizada com os fundos do Portugal 2021. Vamos a isso.

Assembleia de Freguesia

No passado dia 14 de dezembro reuniu a Assembleia de Freguesia de Carreço na sede da Junta de Freguesia. Tratou-se da primeira reunião de trabalho do novo elenco mandatado para os próximos quatro anos. Do elenco da Assembleia de Freguesia, composto de nove elementos, como novidade temos o novo presidente da Assembleia de Freguesia, Mário Salvador e também o acompanham do mandato anterior Lisete Araújo, Viviana Costa e Francisco Presa, com os estreantes Leandro Parreira e Susana Rachão, todos da LIC, Lista Independente por Carreço. Daniel Gonçalves e Marco Baganha transitam do mandato anterior, ambos do PSD e Tiago Bonito uma dupla estreia, a do eleito e a da força partidária que o apoia, o BE. 

De uma ordem de trabalhos extensa, como é norma da primeira assembleia, salientamos e resumimos alguns pontos; no ponto 2 o presidente da Junta fez a informação como vão os assuntos da Freguesia, por sua vez todos os elementos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. O ponto 3 dedicado à 1.ª retificação orçamental mereceu algum debate por parte da oposição, posto à votação foi aprovado por maioria, seis votos a favor e três abstenções. Em seguida, no ponto 4 tivemos o debate do Plano e orçamento para 2022, nas prioridades da rede viária estão a Rua do Barro e a Avenida de Montedor. Debateu-se o problema do abastecimento de água e a sua rentabilidade ou não, como sempre o velho problema do abastecimento de água à freguesia. Também foi abordado o assunto da Extensão de Saúde Litoral Norte. Posto à votação foi aprovado por maioria com seis a favor (LIC), duas abstenções (PSD) e um voto contra (BE). Por sua vez o ponto 5, mapa de pessoal para o ano de 2022, não mereceu discussão e foi aprovado por unanimidade. O ponto 6 apresentou a proposta de autorização de celebração de contratos acordos e protocolos por parte da Junta de Freguesia, o eleito do BE disse não estar em condições de autorizar, sem valores máximos autorizados, por isso votou contra, PSD, duas abstenções e LIC seis a favor, aprovado por maioria. Já no ponto 8, Elaboração do Regimento para o quadriénio 2021/2025, o BE apresentou também uma proposta, a qual deu motivo a ser criada uma comissão para elaboração do regimento. Por último nos outros assuntos o PSD questionou a gestão do bar da praia ao que o presidente da Junta esclareceu as dúvidas apresentadas.

Em Carreço é certo que muito se tem realizado em prol do bem-estar e do progresso, mas também é certo que muito mais está por realizar. Haja pois, força de vontade e querer de todos os eleitos, para que nesse contexto muito se produza no mandato que agora começa a dar os seus primeiros passos. A todos desejamos um mandato repleto de objetivos alcançados e grandes obras realizadas, a bem daquilo que a todos nos move, a nossa terra Carreço.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.