Secretário de Estado visita Centros de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo

O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, visitou ontem,  segunda-feira, dois Centros de Investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Mário Campolargo esteve de visita ao ADiT-LAB, Laboratório de Transformação Digital Aplicada, instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, em Viana do Castelo. Seguiu depois para o DataCoLAB, laboratório orientado para a análise de dados, também em Viana do Castelo.

As visitas aos dois Centros de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo acontecem no âmbito da apresentação pública que o Município de Viana do Castelo irá fazer da Agenda Viana Digital – Estratégia para a Transição Digital em Viana do Castelo, que conta também com contributos da docente e investigadora do IPVC, Sara Paiva, que desenvolveu a Viana + Acessível, uma aplicação móvel desenvolvida em articulação entre o Politécnico e o Município. Esta aplicação pretende “apoiar todos os cidadãos com mobilidade reduzida de forma temporária ou permanente, informando-os das rotas mais adequadas desde a sua localização atual até a um dado destino pretendido. A app potencia uma mobilidade inclusiva e acessível na cidade de Viana do Castelo”, dá conta Sara Paiva.

Além do Viana + Acessível, durante a manhã, serão apresentadas outras plataformas consideradas boas-práticas no setor digital. As sessões irão decorrer no edifício dos antigos Paços do Concelho, na Praça da República.

No último mês, a investigadora Sara Paiva assumiu a vice-presidência para a área de Comunicação e Parcerias (Communication and Outreach) da IEEE Smart Cities, a maior organização técnica mundial que trabalha a inovação tecnológica para benefício da humanidade e na resolução de problemas concretos no âmbito da sustentabilidade.

A docente da Escola Superior de Tecnológica e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo coordena toda a área de Comunicação e Parcerias. Trata-se de uma unidade que agrega, numa fase inicial, seis comités, com vista à promoção e incremento da visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial.

Sara Paiva tem trabalhado na área das tecnologias, com forte impacto na transição digital e, em particular, na mobilidade e inclusão. Recentemente, participou, a pedido do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, numa reunião de auscultação, no âmbito da preparação da estratégia para os territórios inteligentes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.