Até à próxima segunda-feira, a sede do Vianense, na rua Manuel Espregueira, acolhe uma mostra de 49 artistas com diferentes tipos de arte. “Banca da Aisca” é o nome da iniciativa que já decorreu no Náutico, na Escola da Avenida e nos Antigos Paços do Concelho.
Ilustração, pintura, cerâmica, gravuras e fotografias são algumas das expressões presentes no Salão Nobre do Vianense, que este ano recebeu a iniciativa da Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística (AISCA). Pelo quarto ano consecutivo, os responsáveis da Associação organizam a iniciativa para dinamizar culturalmente Viana do Castelo.
Dos 49, cerca de 20 são artistas vianenses, que aceitaram o convite da AISCA e que durante quatro dias vão ter os trabalhos visíveis para todos os vianenses e visitantes.
“O nosso objetivo é fomentar a arte e criar um núcleo para a comunidade artística”, refere Vanda Balinha. A ilustradora vianense manifesta que a Associação está empenhada em “fazer mais intervenções e unir os artistas locais”.
A AISCA convidou também a expor os alunos do curso de Artes da Escola Superior de Educação do IPVC e ainda da Escola Secundária de Santa Maria Maior.
A AISCA, que neste ano colaborou na dinamização de um Tapete de Sal, na Rua Monsenhor Daniel Machado, pretende continuar a contribuir para a festividade da Senhora d’Agonia.
Um próximo projeto, mencionado pelo presidente da direção, Noé Aço, é pintar a eólica da Enercon, instalada junto à fábrica na zona industrial da Praia Norte. "Gostávamos de desafiar um artista para pintar aquela eólica", revela o presidente. Adiantando que já transmitiram a ideia
à autarquia, que agora entrará em contacto com a empresa alemã.
Noé Aço refere que as palavras de ordem da Associação é “está tudo bem” e “queremos ajudar”, no entanto reconhece que “há pouco espaço” para os artistas vianenses permanecerem no concelho.
Os elementos da direção agradecem a ajuda do Gabinete da Juventude; da Casa aPeixoto; da Cervejaria Ribeiros e da Tipografia Vianense para que a Banca da Aisca pudesse funcionar nesta época natalícia.
Com o protocolo celebrado com o Vianense, a AISCA vai dinamizar as próximas sessões de desenho na sede do clube.