O núcleo de Viana da Associação de Desenvolvimento SEDES e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo foram parceiros da iniciativa que decorreu na última quinta-feira, no auditório Professor Lima de Carvalho.
“O tema da sustentabilidade é muito importante”, dizia o presidente do IPVC, dando as boas-vindas aos presentes. Carlos Rodrigues elogiava a iniciativa, que era aberta à comunidade escolar, mas também empresários e público em geral.
A presidente do núcleo de Viana da SEDES manifestava que as conferências “Corporate Talks” trazem “de forma descomplicada a literacia financeira, que é tão precisa e que ajuda a resolver problemas”. Helena Painhas considerava que o tema da conferência se alinha pelo propósito da SEDES. “Escolhemos como tema de reflexão a sustentabilidade nas suas vertentes, porque não existe desenvolvimento se não tivermos em conta o tema da sustentabilidade”. A também empresária defendia que “é uma vantagem competitiva quando uma empresa se alinha com os critérios da sustentabilidade. As empresas acabam por ter mais reputação e por outro lado têm colaboradores mais felizes”.
O moderador do debate foi o jornalista Camilo Lourenço e contou com intervenções de representantes de várias organizações nacionais. Fernando Amaral, da Sendys Portugal, informou que “a sustentabilidade baixa em tempos de crise”. Nesse sentido, acreditava que no próximo ano as empresas e organizações estarão menos focadas nestes assuntos.
Helena Painhas salientava que “em Portugal, a sustentabilidade ainda não está na moda, porque ainda não faz parte da nossa cultura”.
O docente do IPVC, João Paulo Vieito, que encerrou a sessão, falou da necessidade de uma “mudança” para bem do planeta.