É amanhã, sexta-feira, 17 de maio, o arranque da Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], já na sua XXXI edição. Este ano com o compromisso de aliar a diversão com a responsabilidade social e ambiental. Com casa nova, os concertos terão lugar no Forte Santiago da Barra.
A programação prevê o arranque da semana na sexta, dia 17, pelas 23h30 com a serenata e depois vai contar com a animação de Plutónio, John Diaz, Pedro Pereira e da Tunice, a tuna feminina do IPVC.
O segundo dia, 18 de maio, conta com a presença em palco de Bezegol, Deejay Telio e Krash. No domingo dia 19 o dia começa mais cedo, pelas 9h30, com a tradicional Missa de Finalistas, encerrando à noite com Olga Ryazanova, Groove Addiction, Luís Canossa.
Na segunda-feira, 20 de maio, o programa como é tradição passa para Refóios, em Ponte de Lima, o palco da Escola Superior Agrária irá vibrar com a atuação de Rosinha, Kalhambeke, Mayze x Faria e com a atuação das Tunas Tesa e Tunesa.
No dia 21 de maio destaque para os Supa Squad, Fábio Gonçalves e para a tuna do IPVC, Hinoportuna
Karetus, Víktorsoul são os pontos fortes do programa de quarta-feira, dia 22 de maio, marcado ainda, a partir das 15h pelo Cortejo Académico que percorrerá as principais ruas da cidade de Viana do Castelo.
A edição deste ano terá como tema “Filmes”, esperando-se que a cidade seja invadida pela criatividade cinematográfica dos estudantes.
No último dia, 23 de maio, quinta-feira, atuam Quim Barreiros, Insert Coin e Pedro Pagodes.
“Por cada copo vendido uma árvore será plantada”
O presidente da Federação Académica do IPVC, Ivo Silva, sublinha a aposta no reforço da segurança e nas medidas de sustentabilidade ambiental.
O dirigente estudantil realça o facto de apostarem nas condições de segurança, sublinhando que a Federação “é das poucas do país que tem um plano de segurança validado pela Proteção Civil”. “A (..) obrigação de se preocupar e garantir a segurança aos estudantes. Para isso, a Federação vai trabalhar com três grandes parceiros: a PSP, a Polícia Marítima e uma empresa privada de segurança”, reforçou.
No domínio da sustentabilidade ambiental, para além do copo reutilizável, utilizado já em todos os eventos da academia, Ivo Silva, revelou que toda a iluminação do recinto vai ser feita com recurso a lâmpadas LED.
A venda de copos na edição deste ano prevê ações de reflorestação, em parceria com o Horto Municipal de Viana do Castelo. “Por cada dez copos que vendemos iremos plantar uma árvore”, especificou.
VideoMapping: Uma Viagem no Tempo
Um espetáculo de videomapping, a realizar na fachada do edifício dos antigos Paços do Concelho, à Praça da República, no próximo sábado, dia 18 às 21h30, transportará os espetadores numa viagem pelo tempo, com passagem por marcos da história e do património da cidade de Viana do Castelo.
O evento é promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo com o apoio da Câmara Municipal.