Semana Cultural decorre no renovado Souto de Santa Marta

Prossegue a Semana Cultural, com atividades divididas entre o edifício da antiga Escola de Fonte Grossa e o espaço envolvente, do renovado Souto de Santa Marta.

Hoje, às 21h30, Tertúlia – A Nossa Romaria. Amanhã, dia 27, às 21h30, Projeto Vencedor do Orçamento Participativo; às 23h, noite de DJ, no Souto. Sábado, dia 28, às 21h30, atribuição do Prémio Vida. Entretanto, são de aproveitar estes últimos dias para visitar as exposições de diferentes artífices de Santa Marta de Portuzelo. A Semana Cultural termina, oficialmente, com o aprazível convívio na Praia da Preguiça, a partir das 13h, no domingo, dia 29.

É o dia da amada padroeira dos santamartenses, este ano dispensados de fazer feriado, já que é domingo, dia do Senhor, que Marta e a sua família tanto amavam. Às 8h30 haverá missa, na qual será feita a passagem de testemunho da Mordomia da Cruz. Com efeito, termina a sua missão o Sr. Raimundo Rodrigues e sucede-lhe José Agostinho Costa.

É um serviço prestado à comunidade muito apreciado, prestando-se os mordomos e suas famílias a vários sacrifícios, mas sempre com muito amor e alegria, para estarem presentes em momentos liturgicamente muito significativos.

Nesta cerimónia de empossamento do novo Mordomo, a habitual presença de muitos fiéis traduz um gesto que acompanha o pároco num último agradecimento a quem termina, neste caso, o senhor Raimundo e família, e um voto de confiança e desejo das maiores felicidades a quem começa.

O Aurora do Lima associa-se à comunidade nesta forma de proceder. Finda a Eucaristia, há romagem ao cemitério e hastear da bandeira, que anuncia o ambiente festivo que já se vive e sente na freguesia.

À noite, 20h00, celebração da missa pelas intenções de toda a comunidade, normalmente concelebrada com sacerdotes oriundos desta paróquia e/ou a ela afetos. No fim, inauguração da iluminação exterior da igreja.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.