Começa hoje a Semana Cultural de Santa Marta de Portuzelo, uma iniciativa da Junta de Freguesia. Decorrerá, como habitualmente, nas instalações da Antiga Escola de Fonte Grossa e no Souto de Santa Marta, adjacente. Às 21h, ‘Abertura das Exposições’; às 22h, ‘Atividades no Souto’.
Amanhã, dia 26, às 21h30, ‘Apresentação do Estudo Gerontológico da freguesia’, pela Dra. Carla Faria, da ESE (IPVC). No sábado, dia 27, às 21h30, ‘Apresentação de vídeos e brochura sobre a freguesia’. No domingo, dia 28, às 14h, ‘Tarde infantil’; às 21h30, ‘Atribuição do Prémio Vida’.
Na segunda-feira, dia 29, às 13h, na Praia da Preguiça, ‘Convívio da Preguiça’. Trata-se de um evento relevante, que se impôs. Para tal, o executivo, além de se preocupar com a qualidade das exposições, vem diversificando as atividades, nos diferentes anos. Todos os dias, um motivo diferente convida à presença no certame, sendo permanente a atratividade do artesanato, cujas peças podem ser adquiridas aos próprios artesãos.
IMPORTANTE. Apostada nas práticas amigas do ambiente, a Junta chama a atenção para as alterações introduzidas no ‘Convívio da Preguiça’. Manteve o valor do bilhete em € 12 mas, na ‘guerra´ ao plástico, endossa a responsabilidade dos talheres aos convivas e vai, ela própria, sob uma caução de três euros, disponibilizar a loiça. Com a devolução desta, aquele valor será recuperado. Louva-se a intenção e a metodologia.
DIA DA PADROEIRA
No dia 29, os santamartenses não se bastam com o ‘Convívio da Preguiça’. É dia da padroeira, ‘feriado’ para muitos. E enchem a igreja, logo pela manhã, a saudar e agradecer a Santa Marta. É a Celebração Eucarística das 8h00, em seu louvor. No final, com emoção, testemunham a entrega da Cruz Paroquial ao novo Mordomo, Domingos Amorim Ribeiro. Já investido, presta o seu primeiro serviço, apresentando a Cruz aos fiéis presentes, para ser venerada. Na mesma altura, aproveitam para um último agradecimento ao Sr. José Agostinho Costa e família, pelos serviços prestados à comunidade, com muito amor e zelo.
De seguida, a Comissão de Festas procede ao hastear da bandeira, junto ao adro, sinal do ambiente de festa que já se vive. Depois, cada um age de acordo com a sua forma de viver o dia, que é especial, sendo que muitos não dispensam o ‘Convívio na Preguiça’. À noite, às 20h00, tornam a ser muitos os presentes na igreja, agora em nova Celebração Eucarística, pelas famílias de Santa Marta. É concelebrada, com sacerdotes naturais e amigos da paróquia. Por norma, o cântico de Ação de Graças consta da apresentação dos coros das virgens, interpretando cânticos de louvor a Santa Maria Madalena e a Santa Marta, com partitura centenária. Segue-se a inauguração da eletrificação exterior da igreja. A Romaria está aí. “SOMOS TRADIÇÃO”.
62.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo «convida todos a viverem e partilharem uma noite de alegria e cor», a partir das 21h, do dia 4 de agosto, no Largo do Souto da Silva.
Aí organizará o 62.º Festival Internacional de Folclore, em que participarão: África, «com o ritmo da Guiné»; América, «com a alegria do México»; Ásia, «com a delicadeza de Taiwan» e Europa, através de Grupo Típico de Ançã (Beira Litoral), Grupo Folclórico de São Torcato (Baixo Minho) e pelo anfitrião, o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Alto Minho).
«São 62 anos de Festivais Internacionais de Folclore em Santa Marta de Portuzelo, celebrados num espetáculo de som e cor, onde as línguas podem ser diferentes, os usos e costumes também, mas a mensagem final é uma só: mostrar ao mundo o que temos de melhor – a nossa cultura. Daí que a ‘Linguagem do Folclore’ seja universal».
Agradecemos o convite e fazemos votos para que seja uma excelente noite de folclore.