A abertura oficial da Semana Europeia do Desporto realizou-se na manhã de segunda-feira em Viana do Castelo. Os jardins, junto à Marina, serviram de palco para a cerimónia e a demonstração de diversas atividades desportivas.
“Em Viana do Castelo, muitas pessoas podem praticar desporto sem qualquer custo”, dizia a atleta Marta Paço. A também embaixadora da Semana Europeia do Desporto pedia que “este exemplo” fosse “seguido por outros locais”.
Hóquei, futebol, canoagem, ténis, voleibol, ciclismo e artes marciais eram algumas das modalidades praticadas pelos vários alunos das escolas do concelho e também grupos de idosos das diferentes freguesias. Na manhã da sessão de abertura, o grupo de idosos da Junta de Vila Franca teve uma aula de ginástica em pleno jardim.
O autarca vianense falava do “privilégio” de acolher a cerimónia de abertura da Semana Europeia do Desporto, que se iniciou a 23 e prolonga-se até 30 de setembro. José Maria Costa acreditava que esta escolha é “sinal do trabalho conjunto da promoção do desporto e do estilo de vida saudável”. Para o autarca vianense o objetivo é que “a nossa sociedade seja mais ativa e haja mais capacidade de inclusão”. José Maria Costa expressava ainda o orgulho na Marta Paço, que é cega de nascença. “Com a sua tenacidade mostrou-nos que todos somos capazes de praticar desporto”. Adiantando que “vamos continuar a incentivar a atividade desportiva e o desporto inclusivo”.
O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) contava que “esta semana é para chamarmos a atenção da importância de praticar desporto”. Vítor Pataco elogiava o exemplo da atleta vianense Marta Paço, campeã de Surf Adaptado. “O objetivo é que sejamos ativos durante todo o ano. Para os jovens é importante que aproveitem as oportunidades das escolas e dos clubes locais”.
A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa.
Irá gerar novas atividades e a aproveitar as experiências positivas já existentes. Esta é a 5.ª edição da iniciativa, que tem como principal tema de campanha #BEACTIVE, e que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a «semana» e também a permanecer ativo durante todo o ano.