Semana Santa com diversas iniciativas

No domingo de Ramos, Alvarães saiu em peso à rua para assistir e participar nas cerimónias da “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém” e na Bênção de Ramos.

Começou a Semana Santa, a Semana Maior, aquela que é por excelência a Semana das celebrações litúrgicas que nos recordam a Paixão de Jesus. Os alvaranenses vivem esta quadra quaresmal que antecede a Ressurreição, a Páscoa do Senhor, com fé, amor e esperança. Por isso, revelam disponibilidade e participam na encenação dos factos históricos que levaram Jesus a ser aclamado com “Hosanas, palmas e ramos de oliveira” – “Hosana hei, hosana há” que a multidão entoou em uníssono aclamando Jesus como outrora o povo de Jerusalém.

Pelas 10 horas, no Largo do Viso, grupos vestidos a preceito, muitos figurantes, encenaram a “Entrada Triunfal” aclamando Jesus com brados de alegria. O povo soube receber Jesus e dali dirigiu-se em Procissão ao recinto do Centro de Dia onde Monsenhor António Gonçalves procedeu à Bênção de Ramos.

Depois a Procissão, cada vez maior, dirigiu-se à Igreja Matriz cantando com fé e alegria:” Guiado pelo mão com Jesus eu vou”. E foram e participaram na Eucaristia de Domingo de Ramos com as leituras sempre a lembrar-nos a Paixão do Senhor.

No dia 13 realizou-se a Via Sacra com Quadros Vivos num percurso de cerca de três quilómetros entre a igreja de S. José, na Costeira, e a igreja Matriz.

Às 20h houve Missa Vespertina solenizada pelas circunstâncias quaresmais e pelo Coral de São José Operário.

No final teve lugar a Via Sacra que percorreu as 14 Cruzes da Paixão – 40 anos de Via Sacra, 40 anos de Paixão.

Esta cerimónia tem 40 anos e por isso mesmo foi motivo para celebração especial. Foram lembrados aqueles que há quatro décadas foram os obreiros desta iniciativa.

Presentes na cerimónia e no percurso da Via Crucis, o senhor vereador da Câmara Municipal, Luís Nobre, e uma das Bandas de Música de Barroselas, que emprestou à cerimónia emoção, beleza e muita sensibilidade.

Mais de uma centena de jovens encenou os vários quadros bíblicos da Via Sacra dando objetividade e vida às passagens dolorosas de Jesus. A acompanhar, centenas de pessoas participaram comovidas, cantando ou em silêncio, refletiram no percurso doloroso de Jesus até ao Calvário.

Já muito perto das 24 horas, tempo ainda para a colocação de uma coroa de flores no cemitério em memória de todos aqueles que ao longo destes anos participaram e viveram esta cerimónia e que já partiram para o Além.

A Via Sacra foi presidida pelo Rev. padre Luciano Forte e os textos lidos e vividos pelos catequistas e por outros grupos que foram obreiros desta iniciativa e que abraçaram este projeto com amor e muita dedicação.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.