Seminário sobre o garrano na nossa Freguesia

Foi no passado dia 21 de abril, pelas 15 horas, com muito agrado que a Montaria recebeu o seminário sobre a promoção e valorização do garrano “O garrano é inteligente” e a sua valorização no turismo equestre, entre eles os selvagens, que vivem na Serra d’ Arga.

Este evento teve lugar em mais um projeto de investigação científica a nível “Internacional sobre equinologia, interações, cognição, linguagem em desenvolvimento em Viana do Castelo…”.

Armando Paula, presidente da J. F. da Montaria deu as boas-vindas a todos, referiu que as gentes da Montaria, sempre viveram da Serra e que também os garranos fazem parte da Serra d’ Arga e agradece todo este apoio, tal como todas as gentes da Montaria. Por sua vez, o Sr. presidente da C. M. de Viana agradeceu o apoio das entidades da Montaria e de todos os montarienses, salientando que este estudo levou a ter mais consciência do valor do garrano. Informou que a Montaria está no centro das atenções, agradecendo aos parceiros da Associação do garrano, representada pelo seu gentil presidente Lourenço d’ Almada, da freguesia de Lanheses, um dos principais incentivadores e fundadores de diversos percursos equestres…

O programa do seminário integrou dois painéis que abordaram temáticas como a escola no território do garrano, a equinologia, a linguagem, a cognição, as interações Homem-cavalo, o turismo científico e o turismo equestre, abrindo novos caminhos de valorização do garrano. Pretendeu-se, assim disponibilizar todo o conhecimento sobre o garrano, enquanto património natural e cultural, resultante destes projetos com os agrupamentos escolares do Município, visando o enriquecimento dos currículos do ensino básico e secundário, para a diferenciação e flexibilidade curricular.

Interveio na sessão de encerramento, o Sr. presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins que referiu que a ideia está alinhada com as intenções do turismo, informando que o próximo vídeo publicitário da região fará referência também aos garranos.

Recorde-se que estes estudos sobre os garranos se iniciaram em 2015 por investigadores das universidades de Kioto e Paris, Sorbonne Nouvelle, entidades com as quais a Câmara Municipal de Viana do Castelo celebrou um primeiro protocolo de colaboração, em 2016.
No sentido de dar continuidade a essas investigações e aprofundar o desenvolvimento de uma nova ciência, a equinologia, foi celebrado no dia 21 de janeiro deste ano com um novo protocolo de colaboração entre a C. M. , Junta de Freguesia de Montaria, o Instituto do Cavalo e da Equitação Portuguesa e a Associação “O Caminho do Garrano”. Os objetivos deste protocolo são a criação do primeiro laboratório Internacional de investigação em Equinologia, com sede em Viana do Castelo. Em paralelo, pretende-se assegurar uma estratégica de consolidação do destino equestre no território através da execução de um novo projeto de turismo designado Vilas e Aldeias Equestres de Arga e Lima, que resulta de uma candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, numa parceria entre os Municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha cujo epicentro é a Serra d’ Arga.

FALECIMENTOS
Partiu para a eternidade a 11 de janeiro, Felisbela de Jesus Borlido de Brito, que foi moradora no lugar da Torre, com 85 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Também a 10 de abril partiu para o Limbo da verdade, Maria Belosinda Martins Pinheira, do lugar de Espantar, com 69 anos de idade, também vítima de doença. A 22 de abril deixou-nos também Isalina Magalhães de Jesus, por motivo de doença, que habitava no lugar da Lousa, com 91 anos de idade. Também ainda neste mês de abril partiu a D.º Severina Soares Esteves Rocha, da casa da Andrela, do lugar da Lousa, com 96 anos de idade.

Às famílias enlutadas apresentamos as nossas mais sinceras condolências e que o Divino os ajude a superar estes difíceis momentos, pela perda dos seus ente-queridos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.