A compostagem e a separação de resíduos orgânicos que tem sido levada a cabo pelos vianenses continua a resultar na atribuição de benefícios sociais a instituições sociais do concelho. Desta vez, dá-nos conta o município vianense, a poupança alcançada desde abril com o desvio de resíduos orgânicos do aterro, através da compostagem doméstica e da recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, resultou na entrega solidária de bens à ACAPO e à Íris Inclusiva.
A cerimónia de entrega de benefícios sociais aconteceu a bordo do navio Gil Eannes, tendo registado a presença do presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), Vítor Lemos; da vereadora da Coesão Social na Câmara Municipal, Carlota Borges; e do padre Renato Oliveira, padrinho do projeto Viana Abraça.
Com a poupança alcançada, o projeto Viana Abraça e a Câmara Municipal atribuíram, às duas instituições, quatro aparelhos de ar condicionado, uma aparelhagem de som portátil, uma máquina de lavar roupa, uma bengala, dois fogões, um termoacumulador e um frigorífico.
Recorde-se que, por cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, a autarquia doa outro euro para solidariedade. O total do valor arrecadado resulta na aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento de instituições de solidariedade social.
O projeto Viana Abraça encontra-se dividido em dois eixos. O eixo rural, que incentiva a separação de resíduos orgânicos através da compostagem doméstica. E o eixo urbano, que incentiva a recolha seletiva de resíduos orgânicos.