Sérgio Godinho esteve à conversa na Biblioteca Municipal de Caminha

Depois de, há pouco mais de um ano, Sérgio Godinho ter estado em palco, em Caminha, para celebrar o Dia Mundial da Música com o “Coro das Velhas”, num concerto caloroso e magnífico, o cantautor (que é também escritor e foi ator) regressou esta sexta-feira à tarde, agora à Biblioteca Municipal, para apresentar dois dos seus livros: “75 Canções partituras, letras e cifras” e “Palavras São Imagens São Palavras”.

Numa tarde de calor intenso, a Biblioteca registou “casa cheia” para uma conversa alargada com este verdadeiro “homem dos sete instrumentos”, conduzida por Paula Shaw, antiga médica pediatra que integra o grupo de Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha.

E se os dois livros eram o ponto de partida, a sessão foi muito mais longe, tornando-se intimista e bastante alargada, com Sérgio Godinho a revelar como acontece, há décadas, o seu processo de criação, que ora começa nas palavras, ora principia na música. Paula Shaw conduziu a conversa pela vida do convidado, desde a infância passada com os pais numa casa onde a música era presença constante. Aí aconteceu a compra da primeira guitarra, aos 15 anos, ficando uma memória muito especial de um instrumento comprado com dinheiro próprio, ganho nas férias, a trabalhar para o pai.

A conversa viajou pela vida em Paris, pelas influências musicais internacionais e Sérgio Godinho foi contando um pouco de tudo, de uma vida preenchida e de produção constante.

O autor leu alguns dos seus poemas, enquadrou um ou outro e foi correspondendo sempre à curiosidade de Paula Show, numa viagem por uma carreira longa e cheia. No fim houve conversa mais alargada e autógrafos e ficamos a saber que o escritor Sérgio Godinho em breve vai somar mais um livro à sua extensa e rica biografia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.