A Serra d’Arga foi excluída do concurso para prospeção de lítio, anunciou hoje o Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Em comunicado, aquele organismo explica que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que sujeitou a análise oito áreas com potencial de existência de lítio, concluiu que em seis delas há condições para avançar. Nos seis locais viáveis, é proposta uma redução de área inicial para metade.
“No caso da área denominada ‘Arga’, verifica-se que, perante a sua expectável classificação como Área Protegida, mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar”, refere o comunicado.
O autarca de Viana do Castelo já veio a público aplaudir esta exclusão. Luís Nobre diz que “esta notícia é acolhida com muito agrado, já que o Município tem investido na defesa e promoção daquela área”.
Luís Nobre garante que sempre teve confiança nas decisões centrais tendo em conta que se trata de uma paisagem que deverá ser classificada como área protegida em breve.
A Serra d’Arga abrange os concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Ponte de Lima e está atualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional, tendo como objetivo principal a valorização e divulgação desta paisagem.
Em outubro passado, Luís Nobre marcou presença no protesto contra a prospeção de lítio na Serra d’Arga, sob o lema “Minho Unido contra as Minas”, que juntou mais de um milhar de pessoas em Viana do Castelo, entre autarcas, associações e sociedade civil.
Na luta pela defesa da Serra d’Arga, Viana do Castelo promoveu também, no ano passado, um investimento de cerca de 200 mil euros para criar um Observatório Internacional da Serra d’Arga, na freguesia de São Lourenço da Montaria, dinamizando um espaço de investigação científica, com disponibilidade de residência para investigadores.
A Serra d’Arga é também palco do Trail Serra d’Arga, contando com a colaboração dos Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte Lima. Viana do Castelo conta ainda com trilhos e percursos que estimulam o turismo ambiental e promovem a paisagem.
A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária. É detentora de recursos naturais ímpares, de uma paisagem singular e com um património material e imaterial de ordem natural, ambiental, histórico e cultural de elevado valor.