“Serração da Velha” volta às ruas

Descreveu-a Ernesto Veiga de Oliveira, no seu “Festividades Cíclicas em Portugal”, como “manifestação trocista e ruidosa, com ressaibos persecutórios e provocativos, dirigida pela juventude masculina local contra as mulheres velhas – teoricamente a mais velha, na realidade qualquer mulher idosa, e sobretudo se for rabugenta”. Assim será, aos olhos de quem a estudou e pesquisou, a ‘Serração da Velha’, celebração que em Darque terá sido “reiniciada em 1983, por grupo de amantes das tradições populares”, e que titula, precisamente, a publicação a partir da qual David Rodrigues explora as diversas particularidades do fenómeno festivo. Escreveu o autor, informado por darquense mantido em anonimato, que “em Darque ignora-se a data da introdução do costume”, acrescentando-se que a “festividade não se realiza na noite de quarta-feira, mas sim na de sexta-feira, da mesma semana, a fim de a população nela poder participar mais facilmente”. 

Esta mesma preocupação há de manter-se atual, já que por Darque se tem como certo que a ‘Serração da Velha’ retorna, já nesta sexta-feira, dia 25/03, às ruas da freguesia, deixando para trás as restrições que desvirtuaram as duas mais recentes edições, assim como a imposição temporal fixada noutros locais, de fazer da noite de quarta-feira da terceira semana da Quaresma o momento comemorativo. 

Organizado pela Associação de Reformados de Darque (e apoiado por Junta da Freguesia, SIRD, Agrupamento de Escolas de Monte da Ola – Escola Básica 2, 3 Dr. Carteado Mena e Bombos de S. Sebastião), o acontecimento partirá, pelas 21h30, da sede de tal instituição, esperando-se que chegue ao Largo do Cais Velho.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.