Serviços Municipalizados de Viana do Castelo celebram 95 anos

Em reunião da Câmara Municipal de 27 de junho de 1928 foi deliberada a municipalização dos Serviços de Águas com efeito a partir do 1º de julho do mesmo ano. Nesta mesma reunião foram lançadas as bases da referida municipalização e respetivo projeto de Regulamento para abastecimento e consumo.

Em 04 de julho de 1928, nos termos do Decreto-Lei 13350 de 25 de março de 1927, foi constituída e nomeada em sessão camarária a Comissão Administrativa dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, presidida pelo Capitão Gaspar Malheiro Pereira de Castro (à altura também Presidente de Câmara), pelo Tenente Jacinto de Magalhães Faria Araújo, como Vice-Presidente, e pelo Tenente Alberto Sousa Machado, como Secretário.

A referida Comissão reúne pela primeira vez em 15 de janeiro de 1930, por força da municipalização da iluminação pública. Na mesma reunião, foi proposto e aprovado por unanimidade o contrato com o Eng. Civil Carlos Alberto da Costa Martins Vieira para Diretor dos Serviços Municipalizados.

A denominação social de Serviços Municipalizados de Viana do Castelo passou, em 1991, à designação de Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, tendo, no ano 2020, sido recuperada. Neste mesmo ano, foi criada uma nova imagem em que a folha azul passou a ser verde, reforçando, assim, a orientação ambiental e o trabalho promovido por esta empresa pública na Gestão de Resíduos Urbanos e na Gestão da Atividade de Limpeza Pública.

Recorde-se que os SMVC, como serviço público, são pioneiros na certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança. É honrando um passado com 95 anos que os SMVC se apresentam, num esforço e desafio constante, a impulsionar quotidianamente a qualidade de vida e bem-estar dos vianenses.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.