Na última quinta-feira, foi assinado mais um protocolo entre a Câmara Municipal de Viana e a Polícia de Segurança Pública (PSP), que permite a introdução de uma aplicação de georeferenciação desenvolvida por técnicos do Município.
“Usar a tecnologia para trabalhar a informação em tempo real. Acontece um acidente, as forças de segurança chegam ao local e fazem uma caracterização”, dizia o autarca vianense. Luís Nobre acrescentava que o objetivo é “tornar Viana do Castelo uma cidade inteligente”, pelo que este protocolo se torna “virtuoso” ao unir a vontade das duas entidades. Através do protocolo, a autarquia comparticipou meios informáticos que vão estar disponíveis para os operacionais da PSP e pretendem tornar a comunicação entre as duas entidades mais fácil. A aplicação desenvolvida pela autarquia permite tipificar e georreferenciar os acidentes em tempo real de forma a poderem ser feitos ajustes e tomadas medidas para evitar situações futuras.
O comandante da PSP agradecia o apoio da autarquia na “redução da sinistralidade rodoviária e no conhecimento dos pontos negros”. Rui Conde considerava que “tudo o que seja feito em conjunto são sinergias positivas para melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos”.