SIRC festejou 120 anos

Conforme estava planeado aconteceram no domingo, dia 06, as comemorações do 120.º aniversário da SIRC. Logo pela manhã, às 9h, teve lugar a missa pela alma e recordação de todos os sócios falecidos, a qual teve um excelente acompanhamento coral pelo Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, em virtude deste Grupo comemorar no mesmo dia e nesta mesma eucaristia o seu 49.º aniversário.

Seguiu-se a habitual romagem ao cemitério, tendo o Grupo Danças e Cantares participado na mesma. Como já está instituído, em homenagem a todos os sócios falecidos colocaram um ramo de flores na sepultura do último sócio falecido,neste caso foi na de Nuno Reis Lima. 

Neste mesmo local, usou da palavra o primeiro presidente da Direção, Manuel Moreira, que salientou o esforço de todos os diretores. Referiu com saudade o padre Valdemiro, falecido recentemente, pois quando celebrava a eucaristia do aniversário da Sociedade sempre participou na romagem. Comovido disse guardar essa deferência com profunda saudade.

Seguiu-se o presidente da Assembleia Geral, João Pinho, que historiou um pouco a vida associativa, e apelou à participação de todos para que a Sociedade de Carreço continue a ser um polo aglutinador desta freguesia.

Às 13h, as portas do salão nobre da Sociedade de Carreço abriram-se para dar assento a 140 comensais/confraternizantes para degustarem as maravilhas da gastronomia de Carreço e comemorarem mais um aniversário da SIRC. 

Foi uma jornada não só da comemoração de mais de um ano da mais antiga instituição carrecense, mas também de um convívio fraterno de sócios e não sócios, de amigos de longa data, alguns dos quais não se viam há largos anos, de amigos que ao longo dos dias do ano, quando se cruzam, mal se saúdam pela imposição vertiginosa do correr do tempo, mas todos ali tiveram tempo de conviver num verdadeiro ambiente fraternal e associativo.

No momento das intervenções de circunstância fizeram uso da palavra o presidente da Direção que enalteceu os 120 anos de existência da Sociedade de Carreço, e narrou alguns momentos da rica história que esta coletividade possui entre eles a obrigatoriedade de ser sócio aos 14 anos de idade. 

Seguiu-se a representante da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, a vogal da Direção, Laurinda Figueiras, a qual saudou a coletividade aniversariante e os seus sócios, desejando-lhes os melhores êxitos e muitos anos de vida. 

Por último usou da palavra, o presidente da Assembleia Geral que vincou a importância de uma casa como esta onde a cultura tem um papel importante.

O momento seguinte foi o partir o bolo, o qual foi partido pelos três oradores anteriores, posteriormente cantaram os parabéns à SIRC, e fizeram-se os respetivos brindes com votos de muitos mais e bons anos.  

 Assim com esta confraternização de mais um aniversário, a Sociedade de Carreço fica mais rica, porque engrandeceu o seu já rico historial. 

À direção, na pessoa do seu presidente, Manuel Moreira, temos de evidenciar uma vez mais o empenho com que realizou estas comemorações e também o modo como elas decorreram. Os nossos sinceros parabéns.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.