Sonhar e ser empreendedor no Jardim de Infância

Assim aconteceu no jardim de infância da Escola Básica de Nogueira no Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.

As crianças, em Conselho de Turma, partiram do conto do Miguel, um menino que um dia teve um sonho e o conseguiu concretizar, para uma reflexão conjunta sobre os sonhos de cada um e como os poderiam corporizar. Deitaram mãos à obra e registaram vários sonhos através dos seus desenhos. Apareceram muitos sonhos: ser baterista e fazer um espetáculo, ser pasteleiro, fazer uma pista de triciclos no recreio, ter muita areia para fazer castelos, estradas e túneis, ter um sofá por baixo da árvore para relaxar, brincar sempre no recreio. No final, realizaram um estudo sobre os sonhos de cada um e perceberam que poderiam iniciar um grande projeto no jardim de infância.

O projeto para melhorar o recreio, pois o sonho era criar o melhor cantinho de brincadeira no recreio da escola. Como ferramentas de registo e planificação utilizaram uma grande lagartinha onde colocaram o que realmente queriam fazer, quais os materiais que precisariam e quem os poderia ajudar. Depois dividiram-se tarefas e toca a medir o recreio para perceber o tamanho da caixa de areia, a desenhar a caixa para pedir ajuda ao avô Tone para providenciar as madeiras necessárias, a desenhar a pista de triciclos e a pintar. Depois com a ajuda das famílias apareceram as paletes para fazer o sofá que todos ajudaram a pintar, as almofadas para o sofá e para os pufes que se fizeram com pneus pintados também vindos das famílias. Um dia o avô Tone apareceu no recreio da escola e com a ajuda do primo Paulo, montou a grande caixa de areia que depois os meninos pintaram às cores. A areia foi o presidente da Junta, o amigo Rui Maciel, que ofereceu.

Combinou-se o dia da inauguração, prepararam-se os enfeites do recreio, fizeram – se os doces com o Afonso, que sonhava ser pasteleiro para fazer bolachas, escolheu-se a música para tocar, dançar e falar deste sonho. Convidaram-se os amigos que ajudaram a concretizar o sonho. Veio o avô Tone, veio o primo Paulo, veio o presidente da Junta de Freguesia e claro vieram todos os professores e todos os meninos do 1º ciclo.

A inauguração aconteceu no dia 25 de janeiro, no Recreio da Escola de Nogueira, com muito sol alegria e amigos. Os mais pequeninos presentearam quem os ajudou com os docinhos e com esculturas em plasticina. Assim terminava também o estágio da Catarina Malhão, estagiária do mestrado de Educação de Infância e 1º ciclo da Escola Superior de Educação, que tanto emprestou a este projeto com todo o seu empenho e dedicação. Para ela também houve uma oferta surpresa que as crianças pintaram numa tela, com todo o carinho, como forma de gratidão.

Era um sonho tornado real pelas mãos empreendedoras de crianças de 3, 4 e 5 anos. Nessa tarde os mais crescidos, o Artur e a Juliana, apresentaram em breves palavras o projeto e deram início à inauguração do Melhor Cantinho do Recreio. Cortou-se a fita e depois foi só brincar com a areia, andar com os triciclos na pista e relaxar no sofá e nos pufes. Estava uma tarde linda de sol quentinho e todos bateram muitas palmas ao sonho dos mais novos. Afinal é de pequenino que se torce o destino! Assim se faz cidadania!

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.