SPAVC abriu candidaturas a bolsa anual de investigação

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) abriu as candidaturas à Bolsa de Investigação em Doença Cerebral Vascular, no valor de 5.000 euros, e os interessados devem apresentar a candidatura até 17 de janeiro de 2021.

Já é uma tradição anual a SPAVC atribuir uma bolsa de investigação destinada a financiar, parcial ou totalmente, projetos científicos dedicados ao estudo da doença vascular cerebral.

José Castro Lopes, presidente da direção da SPAVC, sublinha a importância da investigação nesta área clínica “uma vez que o acidente vascular cerebral (AVC) continua a ser a primeira causa de morte e invalidez de Portugal”. Esta realidade poderá agravar-se tendo em conta os dados que têm vindo a público: muitos doentes desvalorizam a sintomatologia e adiam a ida aos serviços de saúde por medo da infeção pelo novo coronavírus, pondo em risco a vida e a possível recuperação do AVC. “Mais do que nunca, importa promover a investigação sobre AVC, para que não fique esquecido e possamos continuar a publicar evidência com potencial impacto na prática clínica e/ou na melhoria dos cuidados prestados aos doentes”.

As candidaturas devem ser enviadas por via eletrónica à direção da SPAVC, através do endereço [email protected], num formulário disponível no website da SPAVC, fazendo-se acompanhar do projeto científico pormenorizado relativo à investigação a desenvolver. Segundo o regulamento da candidatura, que pode ser consultado em www.spavc.org, os projetos apresentados devem ter uma duração máxima de dois anos, iniciada no momento de atribuição da bolsa e terminada quando for entregue relatório final em formato de artigo científico. É ainda referido que apenas serão admitidos os projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelo menos parcialmente, em instituições portuguesas.

No documento pode ainda ler-se que o júri de avaliação “terá em conta o interesse e mérito da candidatura, assim como o mérito científico dos candidatos e instituições participantes” e é referido que, após a divulgação do projeto vencedor, a direção da SPAVC constitui-se em comissão de acompanhamento do trabalho, zelando pelo seu cumprimento de acordo com o projeto inicialmente apresentado, sendo de referir a obrigatoriedade de apresentação de relatório semestral à referida comissão.

Os resultados da investigação irão ser apresentados em reuniões da SPAVC e deverão ser publicados em revista nacional ou internacional de reconhecido mérito científico no prazo de dois anos.

O vencedor da Bolsa de Investigação será divulgado publicamente no encerramento do 15º Congresso da SPAVC, que decorrerá em formato virtual, entre os dias 04 e 06 de fevereiro de 2021, com a correspondente atribuição monetária.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.