O Chá Intercultural realizou-se no dia 08 de março, no Centro de Mar − Navio Gil Eannes, e teve como público-alvo a comunidade migrante local, sobretudo a feminina. Esta integração contou com participantes oriundos de 14 países e centrou-se em várias atividades formativas práticas, através das quais se refletiu e consciencializou para a importância da Economia Azul em geral e para Viana do Castelo em particular.
Esta iniciativa foi dinamizada pelo Surf Clube de Viana (SCV) e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), através do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes, e contou com o apoio do projeto TELONAMAN+, cofinanciado pelo programa Erasmus+, do qual o clube vianense é parceiro.
No âmbito do cumprimento dos objetivos do TELONAMAN+, este Chá Intercultural traduziu-se num evento com uma forte vertente formativa prática da liderança ambiental, participativa e inclusiva para a transição ecológica, com o objetivo de fornecer ferramentas para responder a desafios, necessidades e oportunidades de aprendizagem e evolução pessoal, bem como fomentar a geração de oportunidades de emprego através da Economia Azul.
Carlota Borges, vereadora da Coesão Social da CMVC, considera que “a temática do evento do Dia Internacional da Mulher, contribuiu para dar a conhecer melhor o nosso território, no qual a Economia Azul desempenha um papel importante.” Conta que também o feedback que teve dos participantes “foi muito positivo”.
Para Victoria Muiño, da espanhola MedAtlantia − Chefe de fila do projeto TELONAMAN+, “esta iniciativa foi uma oportunidade-chave para testar os resultados obtidos no âmbito do TELONAMAN+. O empenho do Município de Viana do Castelo em promover os recursos do mar e o Plano de Integração que tem vindo a desenvolver foram fatores importantes para o sucesso do evento”.
João Zamith, presidente do SCV, considera que “esta ação enriquecedora, que se realizou também no Ano Europeu das Competências, ajudou a integrar, a reforçar a posição de destaque de Viana do Castelo na Economia Azul, a demonstrar que são muitas as janelas de oportunidade, mas que, cada vez mais, temos de olhar para os recursos marinhos de forma mais sustentável”.
O encerramento do TELONAMAN+, que tem ainda por parceiros a LimeUp, de Itália, e a Red Amaltea, de Espanha, vai acontecer na Corunha, nos próximos dias 13 e 14 de abril. Victoria Muiño explica que “será realizada outra experiência-piloto, onde poderemos testar novamente os resultados do projeto com agentes sociais e diferentes grupos vulneráveis, tais como pessoas com deficiência”.