O município de Viana do Castelo acolheu, ao longo de três dias, centenas de atletas que participaram na Taça do Mundo de Maratona em Canoagem, evento que aconteceu na Praia do Prior, nas águas do rio Lima.
O português José Ramalho foi um dos nomes de destaque, ao obter duas medalhas de ouro, tendo-se sagrado vencedor na Taça de Portugal na prova Rainha , m k1 da disciplina de maratona e conquistado o ouro para Portugal na Taça do Mundo ao vencer a prova rainha da distância curta de maratona, em k1 sénior.
Rui Lacerda foi segundo no c1 masculino e Nuno Barros terceiro. Rui Lacerda foi ainda segundo na final c1 masculino distância curta. Ao longo de três dias, o primeiro pódio português foi de prata para Portugal, na Taça do Mundo, com Rui Lacerda, em c1 sénior masculino.
A portuguesa Ana Rodrigues conquistou o primeiro lugar em c1 júnior feminino, tendo Sofia Peixoto ficado em terceiro na mesma prova. Tiago Henriques foi terceiro em k1 júnior masculino.
O evento reuniu atletas de 20 países, vindos da Europa, África, América do Norte, América do Sul e Oceânia, lamentou-se a pouca assistência de público.
A iniciativa foi promovido pela Federação Internacional de Canoagem, Federação Portuguesa de Canoagem, pela Câmara Municipal, em parceria com o Darque Kayak Clube e Instituto Português do Desporto e Juventude.
(DKC/Imprensa)