Tapetes dão cor às ruas da Ribeira

A tradição de ornamentar as principais ruas da Ribeira de Viana na noite anterior ao dia da padroeira, dia 20 de agosto, feriado municipal, mobiliza centenas de pessoas, sobretudo moradores daquela zona para a confeção dos tapetes.

Nascida e crescida na Ribeira, Ana Margarida Cordeiro, confeciona os tapetes desde os oito anos de idade, e considera que “é um orgulho participar e fazer parte das nossas tradições. Só quem vive e é de Viana sabe. É inexplicável este sentimento”. De modo a manter viva esta tradição, Ana, impulsiona os filhos e a família a manterem viva esta tradição. “Tenho aqui os meus filhos, os meus sobrinhos, e nós tentamos passar a tradição para eles, para que se consiga manter por muitos anos”.

Com apenas 12 anos, Martim Cordeiro, afirma que confeciona os tapetes “desde que me lembro” e com a família espalha o sal nos moldes e ajuda também com a logística dos moldes. Uma tarefa que considera “fácil” por ter a oportunidade de o fazer em família.

Esta tradição reflete o empenho e a devoção dos moradores da Ribeira que, trabalham toda a noite, para deixar as ruas cheias de cor que vão servir de itinerário para à passagem do andor da Senhora d’Agonia transportado por pescadores, no regresso da também típica procissão ao mar e ao rio.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.