Tecnológica faz doações para combate à Covid – 19

 

A Xpand IT é uma tecnológica portuguesa com ligação a Viana do Castelo, onde emprega mais de 50 colaboradores. Para ajudar a combater os efeitos do novo coronavírus, a empresa doou 15 mil euros à Liga dos Amigos do Hospital de Viana (e à do Hospital Garcia de Orta – Almada), de forma a contribuir para a compra de materiais de proteção individual para pessoal médico. Pedro Gonçalves é o co-founder da empresa.

AAL: Há quanto tempo a empresa chegou a Viana, qual a ligação com esta cidade, onde se situa e se os mais de 50 colaboradores são vianenses?
Pedro Gonçalves (PG): A Xpand IT está presente em Viana do Castelo desde 2009, resultado do potencial tecnológico identificado quer ao nível de recursos humanos, quer ao nível das sinergias com universidades e institutos com que trabalhamos em parceria. Tal permitiu-nos atingir, nos últimos 10 anos, um elevado crescimento em recursos humanos nesta região. O nosso escritório localiza-se na Meadela, com cerca de 45 pessoas a trabalhar em permanência. No total, temos mais de 60 colaboradores que residem no concelho.

AAL: Como tem estado a trabalhar esta tecnológica durante este período da pandemia?
PG: Desde 12 de março que a Xpand IT tem os escritórios encerrados e 100% dos colaboradores estão em teletrabalho. Não foram feitos lay offs e, antes pelo contrário, continuam em curso processos de recrutamento para várias posições. O teletrabalho já era uma realidade na Xpand IT antes da pandemia, pelo que a empresa estava, de facto, muito bem preparada.

AAL: Quais as iniciativas promovidas, no âmbito da responsabilidade social desde que estão em Viana?
PG: Temos colaborado com a Casa dos Rapazes, o Lar de Santa Teresa, a AMA, a APPCDM, os Bombeiros Voluntários e a Liga dos Amigos do Hospital de Viana. As iniciativas são tipicamente feitas com doações em dinheiro, de equipamento informático ou de escritório, além de ações onde apoiamos com tempo dos nossos colaboradores.

AAL: No âmbito da Covid 19, além desta doação à Liga do Hospital de Viana, está prevista mais alguma ação?
PG: Foi feita também uma doação à Liga dos Amigos do Hospital Garcia da Orta e outras iniciativas surgirão. Prevemos que os próximos tempos vão ser difíceis a nível social e estaremos cá para ajudar no que pudermos.

AAL: Algo mais que ache pertinente dizer.
PG: A Xpand IT conta com mais de 300 colaboradores e é uma das empresas associadas do movimento corporativo filantrópico Pledge 1%. Desde a nossa fundação, em 2003, temos tido uma evolução sólida em receitas e número de colaboradores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.