A Comissão de Pais dos alunos das escolas de Carreço quis este ano assinalar a quadra festiva que já estamos a viver, com a construção da sua obra natalícia realizada na zona envolvente da sede da Junta de Freguesia, obra essa onde podemos apreciar um tradicional presépio construído com engenho e arte.
Está pois de parabéns a comissão e todos quantos participaram na construção da obra em causa, a qual é digna de ser visitada.
SIRC cancela eventos
Devido ao agravamento da crise pandémica, a Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (SIRC), de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, cancelou em devido tempo o evento agendado para a noite de 07 deste mês, estando também cancelado o baile do próximo dia 25. A Direção lamenta e pede desculpa por tal facto.
Êxito da evocação
A Evocação ao P. Domingos Afonso do Paço, realizada nos passados dias 04 e 05, foi sem dúvida alguma um verdadeiro êxito. Para confirmar tal afirmação, é certo que à partida estava uma programação bem elaborada, a qual motivou intervenções bem delineadas e proferidas num contexto abrangente tal como foi a vida do saudoso P. Domingos em Carreço e não só.
A Evocação pode considerar-se pequena quantitativamente, porém pautou-se por obter momentos altos, todos de elevado significado e conteúdo o que lhe concedeu um alto valor qualitativo, dignificando assim o evocado P. Domingos Afonso do Paço e a sua obra pastoral, cultural e social.
Começou a evocação no dia 04 com a celebração da Eucaristia pelo Pároco P. Dr. Domingos Vieira, o qual na homilia vincou bem a obra deste seu antecessor. No fim da celebração o Eng. João Pinho, na qualidade de membro da Comissão Organizadora e presidente de Junta de Freguesia, fez uma intervenção alusiva ao evocado com mais incidência no âmbito da Igreja.
No dia 05, teve lugar a sessão solene no salão nobre da Sociedade, foi presidida pelo Sr. Manuel Moreira, na qualidade de presidente da Direção da SIRC e membro da Comissão Organizadora, o qual concedeu à representação do Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço o momento para atuação da sua tocata. Seguidamente concedeu a palavra aos diversos oradores, em primeiro lugar ao Eng. Ernesto do Paço, na qualidade de representante dos familiares do P. Domingos e também membro da Comissão Organizadora que dissertou sobre as origens do seu familiar. Seguiu-se o Eng. Alfredo Faria Araújo, convidado da comissão o qual falou da passagem do evocado pela Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.
A sessão continuou com o nosso conterrâneo Sr. Padre João Basto, diretor do jornal Notícias de Viana e também convidado da comissão que fez uma intervenção sobre a passagem do P. Domingos pelo jornal que dirige.
A sessão continuou com a intervenção do autor desta crónica, na qualidade de membro da comissão organizadora e em representação da Fábrica da Igreja. Fez a narrativa do P. Domingos com especial ênfase na Sociedade de Carreço.
O P. Domingos Vieira fez a última intervenção fazendo o elogio não só ao P. Domingos do Paço, mas também à organização do evento.
Por último, o presidente da Mesa convidou o presidente da Assembleia-geral, que na circunstância acumulava as funções de ser também o presidente de Junta, a fechar a sessão, tendo o mesmo saudado a presença de todos, convidando-os para a abertura da exposição.
A exposição não era grande, mas era uma grande exposição, atendendo ao material exposto e ao seu valor estimativo. Após a abertura da exposição a visitas tiveram a particularidade de usufruir da sua essência, pelo facto da mesma ser ciceronizada por Ernesto Paço.
Boas Festas
Neste tempo de Natal cumpre-nos saudar todos os leitores destas colunas de Carreço, mas com especial ênfase aqueles que pelos mais diversos meios nos parabenizam ao longo do ano. Um bom Natal e excelente ano de 2022.