Decorreu recentemente, no salão nobre do Vianense, mais uma tertúlia sobre Cultura em Viana do Castelo que deu particular atenção à Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC e ao desenvolvimento.
Num debate entusiasta, intervieram os professores e responsáveis João Paulo Vieito e Luís Barreto – diretor e vice-diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPVC); a aluna Cátia Teixeira, presidente da Ass. de Estudantes da ESCE; o sindicalista João Correia, da União Sindicatos de Viana do Castelo/CGTP; e Luís Ceia, presidente da Ass. Empresarial de Viana do Castelo e da CEVAL.
Durante o debate sublinhou-se a importância desta escola do Politécnico de Viana do Castelo, que já tem mais de 450 alunos e cerca de 50 professores, na sua maioria doutorados. A interligação com empresas e instituições sociais, a utilização das novas ferramentas de comunicação e tecnologias, a necessidade do Alto Minho dar um salto na criação de empregos com direitos e melhores salários, valorizando os jovens formados nestas escolas de ensino superior e que são essenciais para o desenvolvimento do Alto Minho, a urgência de construir mais infraestruturas e equipamentos, de assegurar maior mobilidade intra-concelhos, foram alguns dos aspetos debatidos na tertúlia, sublinhando-se a importância da regionalização, que tarda.
A moderação foi de Ilda Figueiredo.
Como sempre, a iniciativa teve o apoio da União das Freguesias de Viana do Castelo.
I.