O Museu do Traje acolhe, até ao final de abril, uma exposição de trajes das terras de Geraz do Lima, painéis elucidativos da visita de D. Maria II a Viana do Castelo, que decorreu entre 08 e 11 de maio de 1852.
“D. Maria II está muito ligada à história de Viana do Castelo. Recebemos a carta foral para termos o estatuto de cidade”, dizia a vereadora da Cultura. Maria José Guerreiro dava conta de um conjunto de iniciativas de homenagem aos 200 anos do nascimento de D. Maria II. “A iniciativa “Contornos da palavra” iniciou-se no dia 29 de fevereiro e foca-se na figura de D. Maria II, que tinha como cognome a Educadora”.
O organizador da exposição agradecia a todos os que colaboraram, e da pesquisa efetuada esclarece que o traje à Vianesa das terras de Geraz do Lima teve influência nas cores da Casa de Bragança, o verde. Hermenegildo Viana lembrava a presença de dois trajes da década de 20, um de 1959 e outro de 1981. E destacava ainda a presença de um lenço de 1903.
O autarca vianense considerou que a exposição é “uma forma de homenagear o traje que foi influenciado pela visita”. José Maria Costa enalteceu ainda aqueles que continuam a preservar as tradições.