Depois de quase 30 horas de viagem, de autocarro e avião, no dia 20 de janeiro cerca de 300 jovens portugueses chegaram ao Panamá, na América Central, para participarem durante uma semana nas Jornadas Mundiais da Juventude. Entre eles estava o grupo de Viana do Castelo, onde se inseriam três jovens de Castelo do Neiva.
O Rodrigo Vaz, a Marlene Rodrigues e o Rafael Neves, jovens militantes da ACR (Ação Católica Rural) marcaram presença neste acontecimento de relevante importância para os jovens católicos, em que se encontram com o representante de Cristo na terra, neste caso o Papa Francisco. Para o Rafael e a Marlene já eram as terceiras jornadas: estiveram em Madrid (Espanha), em Cracóvia (Polónia) e agora no Panamá. Para o Rodrigo, que tinha ido à Polónia, eram as segundas.
Foi uma experiência mais do que enriquecedora para os três. Tiveram oportunidade de conviver com jovens de todo o mundo e ainda de estar com duas das mais altas personalidades portuguesas: o cardeal D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os 300 jovens portugueses participantes nas JMJ no Panamá faziam parte de 12 dioceses e seis movimentos/congregações, e foram acompanhados por seis bispos e 30 voluntários. A ACR de Castelo do Neiva conseguiu enviar três dos seus jovens, e foi com muito orgulho que todos no grupo trabalharam ao longo dos últimos anos para que isso fosse possível.
Agradecem também à comunidade, que ajudou na angariação de fundos, participando nas barracas montadas na Feira Medieval e festa de Nossa Senhora de Guadalupe, e nos bailes de Carnaval.
Em 2022, esperam mais participação de jovens em Lisboa e, para isso, começarão em breve a trabalhar.
Falecimentos do mês de janeiro
Durante o mês de janeiro faleceram os seguintes conterrâneos: no dia 05, José Vaz Fernandes Rolo, de 77 anos; no dia 25, Domingos Augusto Noro Vieira, de 86 anos; no dia 30, Manuel Alexandre Fagundes Arezes, de 44 anos.
Às famílias enlutadas dirigimos sinceros sentimentos de pesar.