Troço da autoestrada entre Viana e Esposende não paga portagens a partir de amanhã

Sete autoestradas ex-scut vão voltar a ser gratuitas a partir de amanhã. Entre elas, está o troço da A28 entre Viana do Castelo e Esposende. Lembremos que, a norte da capital alto-minhota – de Viana do Castelo a Gondarém (V. N. Cerveira) -, a A28 nunca se pagou portagens. O mesmo sucede com a A27, entre a cidade da foz do Lima e Ponte de Lima.
Assim, vão deixar de pagar portagens para circular sete : A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta), além entre Esposende e Viana do Castelo.
As comissões de utentes, que lutavam há 13 anos pela abolição do pagamento, já vieram congratular-se com o facto e dizer que o dia será de celebração. Mas duas delas – dos utilizadores da Via do Infante e da Região do Médio Tejo – exigem ao Governo, com urgência, que retire os pórticos das autoestradas para evitar o regresso do “mal”.
As portagens nas ex-scut foram introduzidas pelo Governo a 8 de dezembro de 2011. Nos últimos anos, vieram a ser aplicados alguns descontos nas autoestradas em causa. Contudo, a decisão definitiva de abolição do pagamento de portagens só chegou no passado dia 22 de junho, com a aprovação de um projeto de lei do PS, viabilizado pelo Chega, PCP, Bloco de Esquerda, Livre e PAN. A Iniciativa Liberal absteve-se e o PSD e CDS/PP votaram contra.
A Infraestruturas de Portugal (IP) estima que, com o fim das portagens, irá perder 431,35 milhões de euros por ano. Segundo foi divulgado, esta e as concessionárias privadas das ex-scut deverão agora pretender indemnizações do Estado pela alteração do modelo de concessão e perda de receitas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.