Fonte da Unidade Local de Saúde do Alto MInho (ULSAM ) deu-nos conta de que já se procedeu à instalação de uma moderna Ressonância Magnética, um anseio da instituição e da população do Alto Minho.
Com um forte esforço e apoio da administração, da Administração Regional de Saúde e do Ministério da Saúde, bem como da Liga de Amigos do Hospital foi possível implementar um projeto que permitiu instalar um equipamento “topo de gama” em Viana do Castelo.Trata-se de um equipamento digital de nova geração, que permitirá desde RM’s de Corpo, Neurorradiologia, Exames funcionais e Biópsias por RM, assim como todos os Exames de Imagiologia Cardíaca.
Será instalada na nova ala de Imagiologia de Ambulatório da ULSAM, área que aumentará a capacidade e o conforto dos pacientes.
Termoablação de tumor renal
Já é possível efetuar termoablação por microondas de tumor renal em doente sem necessidade de cirurgia. Este tratamento já está em funcionamento e esta técnica está mais estabelecida em tumores do rim e fígado, havendo também evidência crescente que sustenta a sua eficácia noutros órgãos, como o pulmão e a tiróide.
Depois de dois/três anos de fase experimental, em que só era aplicada em doentes mais vulneráveis, a técnica está agora acessível a todos. Trata-se, conforme nos foi explicado, de uma opção terapêutica minimamente invasiva e guiada por imagem, com potencial curativo, que permite maior preservação da função renal e com tempo de recuperação reduzido (podendo ser realizada em contexto de ambulatório).
A foto ao lado documenta o proocedimento realizado no Serviço de Radiologia da ULSAM, dirigido pelo médico José Traila Campos, com apoio do anestesista José Pedro Ferreira.