Última década de Viana foi “extraordinária”

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, esteve, na última semana, em Viana do Castelo para marcar presença na tomada de posse do Conselho Empresarial Estratégico vianense durante uma reunião numa unidade hoteleira na Praia Norte. O governante considerou que a última década foi “verdadeiramente extraordinária” para a economia de Viana do Castelo e do Alto Minho.

Siza Vieira destacou o “grande crescimento da produtividade”, com empresas a fazerem novos e avultados investimentos, elogiando as “excelentes condições que o Município coloca à disposição das empresas”. “Esta é a receita para o país”, vaticinou o governante.
Na cerimónia, o presidente da Câmara, José Maria Costa, referiu que “a palavra forte tem de ser cooperação, quer a nível institucional quer empresarial”, indicando haver uma necessidade de concertação “para os novos desafios”.

Por sua vez, o vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Económico, Luís Nobre, agradeceu o trabalho que tem sido feito pelos empresários que “acreditam no nosso território” e que permitem a “projeção global” de Viana do Castelo.

Já o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Manuel Cunha Júnior, considerou que a constituição deste Conselho é uma “excelente oportunidade para, de forma setorizada, ouvirmos as prioridades e preocupações”.

A Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo constituíram o Conselho Empresarial Estratégico com o propósito de promover um ambiente favorável ao investimento, inovação e desenvolvimento sustentado.

VISITA A ZONAS
INDUSTRIAIS
O ministro da Economia e da Transição Digital visitou, também a 12 deste mês, a Enercon para conhecer o investimento de 20 milhões de euros que foi feito na ampliação de instalações para produção de pás e componentes para torres eólicas e que vai permitir criar 500 novos empregos em Viana do Castelo, numa visita onde marcaram também presença o presidente da Câmara e o vereador Luís Nobre.

Pedro Siza Vieira visitou a unidade vianense, que já iniciou o recrutamento de mais cinco centenas de funcionários para a produção. A Enercon remodelou uma antiga fábrica de torres eólicas e ampliou o pavilhão de produção de pás, tornando assim a fábrica de Viana do Castelo a principal unidade produtiva do grupo.

Recorde-se que a Enercon tem instalações nos parques empresariais da Praia Norte e de Lanheses, com produção de pás, torres em betão, geradores, mecatrónica, centro de treino, administração, manutenção e serviços, reunindo cerca de 1.500 funcionários. Nos próximos dois anos a empresa deverá ainda investir mais cinco a sete milhões de euros em equipamentos para a criação de um Hub Criativo que funcione como centro de investigação de novos protótipos de pás.

Antes, o ministro inaugurara as instalações da Real Marbre, na Zona Industrial de Neiva – fase 1, que considerou “um edifício icónico de uma empresa inovadora”. A Ventestival, Lda., empresa pertencente ao Grupo Manuel Soares e especializada em revestimento minerais, instalou-se em Viana do Castelo após um investimento de 4 milhões de euros.

Pedro Siza Vieira visitou ainda a fábrica da Aludec – Serilusa, de peças decorativas para o setor automóvel, na 2ª fase do Parque Empresarial de Lanheses, cuja construção está na reta final, criando uma unidade com 10.200 metros quadrados e área de implantação de 8.045 metros quadrados. A nova unidade vai gerar a criação de 54 postos de trabalho e irá trabalhar para fábricas clientes da empresa em todo o mundo, num investimento de 15 milhões de euros.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.