“Um Livro, uma conversa e às vezes um filme” vai apresentar os filmes (curtas) “Os Salteadores”, “Clandestino”, “Nossa Senhora da Apresentação” e “Fado Lusitano” do realizador Abi Feijó, no dia 10 de junho, pelas 18h, no Cineteatro do Bombeiros de Vila Praia de Âncora. A sessão conta com a presença do realizador e será apresentada por António Roma Torres.
Para além de livros e escritores, a iniciativa “Um Livro, uma conversa e às vezes um filme” também traz às bibliotecas e outros espaços culturais do concelho de Caminha filmes, curtas e realizadores, como é o caso da próxima sessão.
Abi Feijó é um nome conhecido na sétima arte. Quanto ao seu vasto curriculum destacamos: “Abi Feijó nasce em Braga em 1956. Licenciado em Arte Gráfica e Design pelas Belas Artes do Porto. Em 1984 frequenta um estágio no NFB do Canada, onde realiza o primeiro filme Oh que Calma. De regresso ao Porto funda a Filmógrafo (1987). Em 2000 cria a Casa da Animação, um centro cultural dedicado ao Cinema de Animação e em 2002 a Ciclope Filmes, uma nova produtora responsável pela História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa Como Realizador, explora diversas técnicas da animação: Os Salteadores (93), Fado Lusitano (95), e Clandestino (00) são os seus principais filmes Exerce ainda funções de produtor e de conselheiro artístico, orienta vários estágios e ações de formação um pouco por todo o mundo, sobretudo em ateliers com crianças. Foi professor na Universidade Católica e na ESAP. Desempenhou ainda as funções de Presidente da ASIFA (00-02) e de Vice-Presidente do ASIFA Workshop Group (95-01)”.