“Um mar de cultura” na candidatura a Capital Europeia

O Município de Viana do Castelo está na corrida a Capital Europeia da Cultura em 2027. Com o lema “Viana, um mar de cultura”, a proposta assenta nas tradições, romarias e festas, no folclore, no traje, ouro, nos bordados, nas diversas correntes culturais, artes e ofícios, na arquitetura civil e religiosa, museus, património, mas também na relação com o mar.

Na última sexta-feira, os Claustros da igreja de São Domingos serviram de testemunho da apresentação da candidatura, que contou com a presença de elementos da Comissão Executiva, mas também de representantes das várias associações e instituições culturais vianenses.

O comissário da candidatura é Gonçalo Vasconcelos e Sousa, historiador, especialista em arte, de 51 anos, professor catedrático da Universidade Católica. A Comissão Executiva é formada por José Escaleira, professor jubilado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Mário Barroca, vice-diretor da Faculdade de Letras do Porto; Rosa do Santos Mota, investigadora de matérias como o ouro de Viana e ainda pelo escritor Valter Hugo Mãe.

“Vamos apresentar-nos a jogo com aquilo que temos de melhor, para que em conjunto o júri possa fazer uma avaliação”, explicava o autarca vianense. José Maria Costa argumentava que “estou certo de que o país não ficará igual depois destas candidaturas, porque o trabalho que está a ser feito na preparação e organização das candidaturas não se vai perder. Vamos dar todos uma enorme importância à cultura”. Na corrida estão mais 11 concelhos, três deles do Norte (Viana, Braga e Vila Real).

Até novembro serão apresentados os argumentos da candidatura, que passam pela organização de um encontro de escritores europeus, mas também de um festival gastronómico. O comissário referiu que “vamos guardar segredo” de algumas iniciativas previstas.

Gonçalo Vasconcelos e Sousa assegurava que as “gentes são o principal património” de Viana. Nesse sentido, a candidatura reflete esta dimensão. Acrescentando: “o mais importante é o respeito pela identidade individual e coletiva”.

Com um sítio web da candidatura já disponível em (www.vianamardecultura.org), o comissário garante que o lema pessoal é que “todos tenham acesso à cultura”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.