Viana do Castelo assinala hoje o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de exposições e iniciativas variadas.
No Museu de Artes Decorativas, inaugurou-se a exposição “Um Novo Olhar” com artesanato contemporâneo inspirado na coleção de obras de arte do Museu de Artes Decorativas e contou com a presença de 19 artesãos do concelho.
A cada artesão foi proposto criarem peças com um novo olhar sobre as obras de artes disponíveis no museu com diferentes tipologias e cronologias. As peças expostas foram criadas com diversos materiais, técnicas e dimensões que expressam o trabalho e a criatividade de cada artesão.
A artista, Sónia Rodrigues, criou uma peça intitulada “Maria Kabaça” em homenagem ao Busto de D.Maria II, que representa uma “grande mulher, mãe e rainha”. Esta obra pretende “homenagear as mulheres minhotas, com personalidade, com garra e força” refere a artesã para explicar a sua inspiração. Acrescentando que na peça criada “a rainha está vestida com o traje à Vianesa das Terras de Geraz, feito precisamente para homenageá-la, com os brincos à rainha e o coração de Viana, ornamentados com pedras preciosas. Na mão direita tem a chave da cidade e na outra o ceptro real”.
Para Salomé Abreu, chefe de divisão da cultura, património e museus, estas iniciativas são “importantes”. “O museu é uma instituição que tem de estar aberta ao público e nós damos sempre muita importância a estas datas comemorativas, e o tema do dia internacional dos museus é o poder dos museus. Não podíamos deixar de trazer cá pessoas para se inspirarem nas coleções, porque como vimos reproduziram não só a história e as peças como também aprenderam e eles quiseram ir mais além para conhecer e explorar a coleção do museu”. No total são 19 artesões e para Salomé a adesão “foi muito positiva. Acho que tiveram um olhar diferente nas diversas peças do museu, com todos os tipos de arte, desde pintura, ao desenho, ao bordado, a escultura“, salienta.