O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), Viana do Castelo, venceu o “Prémio à Autenticidade”, no Mallorca World Folk Festival (MWFF), em Palma de Maiorca, Espanha, no qual participaram 15 países. Foi um dos seis prémios atribuídos no festival, mas, para a entidade organizadora, este foi considerado o mais especial, já que leva o nome do seu fundador: Bartomeu Enseñat Estrany.
Saliente-se que o Etnográfico de Areosa participou neste festival, decorrido entre 02 e 06 de abril de 2019, a convite do presidente do Consell de Mallorca, tratando-se de um evento com a chancela FIDAF (Federação Internacional de Festivais de Dança).
Para além do GEA foram ainda premiados os seguintes grupos: Brasil – Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos, Rio Grande do Sul; Bulgária – Ensemble Pirin, Blagoevgrad; Lituânia – Folk Ensemble Saulė, Šiauliaia; Polónia – Zespół Pieśni i Tańca Jantar, Gdańsk e Turquia – Golden Bridge Folk Dances Ensemble, Büyükçemece.
Parabéns ao GEA por mais esta elevada representação no plano internacional, continuando desta forma a representar Areosa, Viana e Portugal de forma brilhante.