Uma década com marionetas: Festival Luso-Galaico anda a invadir Caminha há dez anos

A MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica está de volta em dezembro às ruas de Caminha e Vila Praia de Âncora, com múltiplas propostas, pelo décimo ano consecutivo e chega pelas mãos da Krisálida, a Companhia de Teatro Profissional de Caminha.

Entre os dias 7 e 15 de dezembroa programação desta festa da marioneta, ganha um cunho especial, pois, nesta 10ª edição, reflete-se o percurso de uma década da companhia que promove este festival – a Krisálida – pela linguagem das Formas Animadas. Entre Caminha e Vila Praia de Âncora, serão apresentados 12 espetáculos, para além das oficinas e animações, em vários espaços e com uma programação para todas as idades, que acontecem em diversos horários e locais.

Segundo Carla Magalhães, diretora artística da companhia, “Este festival é já uma marca em Caminha e queremos que seja o grande momento da marioneta no Alto Minho. Este ano a programação cumprirá com a já prometida e esperada mostra eclética de espetáculos que retrata o panorama atual do mundo das marionetas, simultaneamente, promovendo diversas iniciativas complementares de âmbito lúdico e pedagógico. Um programa que visa proporcionar um ambiente seguro, agradável e recreativo às famílias que queiram vir desfrutar connosco de atividades de grande qualidade artística.”

O festival resulta de uma parceria entre a Krisálida e a Câmara Municipal de Caminha, com o apoio da Direção Geral das Artes (DGARTES). Como é habitual, reúne companhias de marionetas de Portugal e da Galiza (Espanha) e, este ano, inclui o Teatro e Marionetas de Mandrágora, de Espinho; A Bolha – Teatro de Marionetas de Torres Vedras; Mákina de Cena, de Loulé; Era Uma Vez, Marionetas de Évora; Títeres Alakrán, da Coruña; Chão de Oliva, de Sintra; Historioscópio – Teatro de Marionetas, do Porto; Nauta Teatro, de Santiago de Compostela e a própria companhia residente, a Krisálida.

Desde a sua primeira edição, em 2015, que o tema “Da Tradição à Modernidade” guia a programação do festival, que visa refletir o panorama contemporâneo do teatro de marionetas, abordando, ao mesmo tempo, desafios sociais e ambientais. A companhia Nauta Teatro, de Santiago de Compostela, traz-nos o espetáculo «Gaia Baba, a Maga» que combina poesia e comédia para sensibilizar o público sobre a crise climática que pode ser visto no dia 15 de dezembro, pelas 17h no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora ou a companhia A Bolha – Teatro de Marionetas  de Torres Vedras, que apresenta «Perdidos, Mas Pouco!», um espetáculo sobre duas crianças que, ao perderem-se da família num acampamento embarcam em aventuras e descobertas sobre o meio ambiente, um espetáculo que pode ser visto pelas 15h, na Praça Conselheiro Silva Torres no dia 7 de dezembro. Mas também podem ser vistos espetáculos que se baseiam em grandes obras literárias como «Viagem ao Centro da Terra» pela companhia Mákina de Cena, de Loulé, que apresenta uma aventura inspirada na obra de Júlio Verne que transporta o público até ao interior do planeta e cuja apresentação terá lugar no Valadares – Teatro Municipal de Caminha, no dia 8 de dezembro pelas 17h ou o espetáculo «O Segredo do Rio», trazido pelo Chão de Oliva, de Sintra, inspirado na obra de Miguel Sousa Tavares, que aborda questões sobre a amizade e a importância da natureza que pode ser visto no dia 14 de dezembro também pelas 17h.

O programa completo pode ser consultado em www.krisalida.pt/maluga 

“A Maluga apresenta-se em Caminha e em Vila Praia de Âncora com o objetivo deste festival estar em mais locais e chegar a mais pessoas também. Estamos a falar do único festival do Alto Minho que promove a arte da Marioneta entre duas regiões transfronteiriças. Queremos que ano após ano se assuma como uma referência em ambos os territórios”, acrescenta Carla Magalhães.

Nesta décima edição, há a possibilidade de ser adquirido um passe para todos os espetáculos de sala pelo valor de 15€ e todas as atividades propostas na rua são de entrada livre.

Os bilhetes para os espetáculos que decorrerão nas salas de teatro de Caminha e Vila Praia de Âncora estão à venda nos postos de turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora e as inscrições para as oficinas já estão abertas. Todas as informações podem ser consultadas no site www.krisalida.pt/maluga 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.