Uma noite de “medo”, em Valença, com as ruas invadidas pelos seres mais bizarros, com movimentos ritmados, por sons do “outro mundo”, assim foi a primeira edição de Scary Night Valença, na noite de 31 de outubro.
Uma Praça da República “à pinha” e as ruas do velho burgo percorridas por seres “do outro mundo” encantaram todos quantos tiveram a oportunidade de participar e assistir a esta primeira edição.
A animação começou na avenida de São Teotónio com o ataque dos “Pequenos Maléficos”, com coreografias a cargo de crianças da Adeixa Dance School, ao fim da tarde.
No princípio de noite a Praça da República converteu-se no epicentro da festa com o chamamento de Contrastus, com um espetáculo de dança a cargo das Zombies Ganfei Dance Team. Seguiu-se a Caça ao Fantasma, pelas ruas do centro histórico a cargo dos vários grupos inscritos, o ritual da queimada valenciana e a leitura do conjuro, acompanhado pelos sons do Luar do Minho.
O Desfile dos Defuntos arrancou da Praça da República, atravessou as Portas do Meio, a Coroada e saiu da Fortaleza em direção à avenida de São Teotónio. O desfile contou com a participação dos vários grupos inscritos e de muitas personagens individuais apeadas e a cavalo que remetiam para o universo de tantas histórias que povoam o universo popular deste dia como Dráculas, Zombies, Exorcistas, Jack Ripper, Bonecas Assassinas, Bruxas e Magos, Esqueletos e Fantasmas.
A festa seguiu, noite dentro, nos bares de Valença.
A iniciativa foi dinamizada pela Associação Empresarial de Valença