Uma viagem à Louça de Viana

Promovendo novas abordagens e novos públicos será a forma de celebrar o dia internacional dos Museus em Viana do Castelo.

Exuberantes peças de louça regional de Viana com motivos religiosos, florais, brasões de famílias antigas de Viana e reproduções dos séculos XVII e XVIII serão apresentadas numa “narrativa artística contemporânea”, no próximo dia 18, pelas 22h, no Museu de Artes Decorativas.

Isabel Lima, professora de Educação Visual e Tecnológica, apostando em projetos audazes e em novas propostas artísticas, numa perspetiva social e individual, levou os seus alunos a explorarem a história artística da louça “pintada à mão” da cerâmica regional de Viana e investiu na construção da identidade deste património, através da criação e da intervenção comunitária.

Os alunos do 2º ciclo do ensino básico do Colégio do Minho realizaram uma viagem remota à faiança de Viana, um Projeto Integrador de Inovação Pedagógica em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Este projeto de ensino em parceria com o pelouro da Cultura da Câmara, dirigido por Maria José Guerreiro desenvolveu já experiências memoráveis, proporcionando a interdisciplinaridade.

O Município de Viana do Castelo é membro da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, que tem como objetivo a defesa, valorização e a divulgação do Património Cultural e Histórico Cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre associados.
Viana do Castelo foi um dos mais importantes centros cerâmicos do país. As louças tiveram grande notoriedade, pela qualidade e valor artístico.

I.L.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.